Livro bege: Aprenda sobre este importante monitor da economia
Você conhece o livro bege?
O livro bege é um elemento importante para a tomada de decisão do Federal Reserve Bank, o banco central dos Estados Unidos da América.
O livro bege é um documento que contém várias informações qualitativas sobre a situação da economia americana. Ele é publicado 8 vezes ao ano, sempre antes das reuniões do FOMC, que é o comitê que define a política monetária dos EUA. O livro bege do FED é acompanhado por diversos investidores e demais agentes do mercado, a fim de descobrir a situação da economia americana e de solidificar previsões a respeito das decisões do Federal Reserve.
Os Estados Unidos da América possuem a maior economia do mundo. Por isso, qualquer mudança em sua política monetária pode afetar diretamente os investimentos em todo o mundo.
Um aumento na taxa de juros dos Estados Unidos, por exemplo, pode ter o poder de diminuir o investimento nos ativos brasileiros.
O livro bege do FED
O livro do FED possui algumas características que o tornam único.
A principal delas é o seu aspecto qualitativo. Enquanto os demais relatórios utilizados pelos bancos centrais são altamente técnicos, o livro bege apresenta uma linguagem muito mais direta.
O seu objetivo é entender a visão da economia por parte de quem a vive diariamente. Por isto, o FED realiza entrevistas com empresários, empregados e economistas.
Por exemplo: um sinal de que um empresário está abrindo vagas de emprego pode ser um sinal de que a economia está crescendo. Enquanto que informações sobre os salários dos trabalhadores podem indicar o futuro da inflação.
Ou seja, existe uma série de conclusões importantes que podem ser tiradas a partir de uma análise subjetiva.
O texto do livro é apresentado de forma corrida, em prosa, e sem dados estatísticos ou gráficos complexos.
Obviamente, este não é o único documento que o banco central americano utiliza para tomar as suas decisões.
No entanto, ele pode ser considerado um ótimo complemento para o FOMC.
O livro bege pode trazer informações sobre a perspectiva dos seguintes dados:
- Inflação
- Índice de desemprego
- Nível do salário
- Confiança em relação à economia
Cabe ressaltar, também, que o livro apresenta uma capítulo para cada um dos 12 distritos do Federal Reserve.
Se você quiser acessar uma edição do livro bege do FED clique aqui.
Qual seria a versão brasileira do livro bege?
O Brasil não apresenta uma versão análoga do livro bege. No entanto, há uma série de documentos que podem desempenhar um papel semelhante.
Ou seja, que podem auxiliar os investidores, empresários e o próprio Banco Central no processo de tomada de decisão.
O principal desses documentos é o relatório Focus. O relatório Focus apresenta uma projeção de importantes indicadores econômicos por parte dos maiores especialistas do país.
No documento você vai encontrar, por exemplo, dados sobre a perspectiva do valor do dólar, da inflação e da taxa Selic.
Outro documento que pode auxiliar os investidores são os indicadores de confiança na economia. Como, por exemplo, o indicador de confiança do empresário e do consumidor. Ao juntar essas informações, o agente econômico se aproxima dos dados contidos no livro bege e se torna mais preparado para a sua tomada de decisão.