Agora que você já aprendeu a importância de avaliar a liquidez das empresas , quero lhe falar do indicador mais conservador para medi-la. Se chama Liquidez Imediata (LI). Você sabe do que se trata?
Enquanto a Liquidez Corrente e a Liquidez Seca consideram vários componentes do ativo circulante, entram na Liquidez Imediata apenas caixa e equivalentes de caixa.
O que é liquidez imediata?
Liquidez imediata é a porcentagem dos passivos circulantes (dívidas de curto prazo) que pode ser paga imediatamente pela empresa com o caixa disponível.
Enquanto o caixa é dinheiro propriamente dito, os equivalentes de caixa consideram todas as aplicações com liquidez em um prazo muito curto. Veja alguns exemplos dessas aplicações:
- CDB
- LCI
- LCA
Uma outra nomenclatura de Caixa e Equivalentes de caixa é agregá-los sob a rubrica de Disponibilidades.
Por fim, vale mencionar que a companhia tem certa flexibilidade na hora de classificar quais aplicações financeiras seriam consideradas como equivalentes a caixa, por isso é importante que você leia também as notas explicativas.
Talvez você tenha que fazer um ajuste nos valores que a companhia divulgou.
Ou seja, a LI mede quantas vezes os recursos disponíveis da companhia é superior aos passivos de curto prazo.
Dessa forma, ao utilizarmos esse indicador, estamos sendo o mais conservadores possíveis na análise da capacidade da companhia honrar com seus compromissos mais imediatos.
Por outro lado, o denominador do indicador, permanece o mesmo, sendo igual ao passivo circulante total.
Dessa forma, ao utilizarmos esse indicador, estamos sendo o mais conservadores possíveis na análise da capacidade da companhia honrar com seus compromissos mais imediatos.
Assim:
LI = Caixa e Equivalentes de Caixa / Passivo Circulante
Portanto, vamos a um exemplo teórico.
Digamos que uma determinada cia. possui R$ 100 milhões de caixa e equivalentes, e R$ 150 milhões de passivo circulante. Assim, a LI seria de 100/150 = 0,67
Calculando a Liquidez Imediata da Braskem
Vamos agora calcular a LI da Braskem para o 4T17. Para isso, basta abrir o balanço patrimonial da companhia e encontrar a linha demoninada “caixa e equivalentes de caixa”. Depois, é só dividir pelo passivo circulante total, encontrado na sequência.
Ou seja, para a Braskem a LI foi de 3.775.093/19.137.732 = 0,197.
Portanto, as disponibilidades da Braskem cobrem 19,7% dos passivos de curto prazo.
Mas e quanto aos outros 80,3%? Como será que a Braskem fará para pagá-los?
O que acontece é que essa parte que falta será coberta pelos recursos provenientes de outros ativos circulantes, principalmente as contas de clientes a receber e os estoques que ainda serão vendidos.
Conforme já explicamos no contexto da liquidez corrente , pode não ser interessante para a companhia manter uma posição de caixa muito elevada, afinal, com as taxas de juros baixas, a empresa deixa de criar valor aos seus acionistas investindo em novos projetos ou mesmo distribuindo esses recursos como proventos.