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A importância da Liderança em um contexto de análise empresarial

Uma boa liderança é um dos atributos que uma gestão de excelência deve possuir

Dentro de uma análise fundamentalista que objetiva um investimento de longo prazo, atentar-se apenas aos números não é o suficiente e, neste sentido, procurar entender o grau de liderança de uma gestão é fundamental.

Uma equipe motivada por uma liderança de qualidade sem dúvidas tende a apresentar os melhores resultados no longo prazo e, por conta disso, entender os principais conceitos dessa característica comportamental é bastante relevante.

Liderança – Definição

A liderança pode ser definida como a capacidade do gerenciamento de uma empresa para estabelecer e alcançar objetivos desafiadores, tomar ações rápidas e decisivas, superar a concorrência e inspirar os colaboradores do time a terem um bom desempenho em suas funções.

É difícil, contudo, atribuir um valor mensurável a esse tipo de comportamento ou outros aspectos qualitativos de uma empresa, em comparação com métricas quantitativas que são comumente monitoradas e muito mais fáceis de comparar entre as empresas.

Normalmente, os indivíduos com fortes habilidades para liderar no mundo dos negócios muitas vezes galgam posições de destaques e são, frequência, demandados para cargos executivos de bastante representatividade, como a presidência, diretorias de departamentos, conselho, gerência, dentre outras.

Vale ressaltar que esse tipo de característica humana fornece, ainda, uma orientação para uma empresa, haja vista que os colaboradores precisam saber a direção em que se dirigem e quem deve seguir para chegar ao destino comum, que normalmente é estabelecido por meio de metas de produtividade.

Dessa maneira, esse comportamento envolve mostrar aos trabalhadores como efetivamente executar suas responsabilidades, além de responsabilizar, também, em supervisionar regularmente a conclusão de suas tarefas.

Não poderia deixar de ser mencionado, também, que este tipo de comportamento consiste em estabelecer um exemplo positivo para a equipe seguir, transparecendo entusiasmo com o trabalho, além do exercício de uma motivação extra para aprender coisas novas e ajudar, conforme necessário, tanto em atividades individuais quanto em equipe.

Considerações

Uma liderança efetiva necessita de uma forte presença de caráter por quem a exerce, isto por que, normalmente, os líderes transparecem honestidade, integridade, confiabilidade e ética, além de atuarem de acordo com aquilo que falam e se comprometerem de maneira direta pelo sucesso dos companheiros na empresa.

Não bastasse, esse tipo de comprometimento envolve também habilidades claras de comunicação, pois os líderes falam e escutam membros da equipe, respondem a perguntas e demonstram empatia para com os demais, além de usarem suas habilidades de comunicação efetiva para impulsionar a companhia para a frente para, assim, alcançar, em equipe, novos níveis de sucesso.

Conclusão

A liderança produtiva mostra otimismo e fornece energia positiva para seus liderados e, dessa maneira, é fácil concluir que os líderes são úteis por natureza e verdadeiramente preocupados com o bem-estar dos outros.

Além disso, os líderes encontram respostas aos desafios e são os primeiros a tranquilizar e inspirar os demais colaboradores quando as coisas não vão de acordo com o plano, sempre buscando encontrar maneiras para que a equipe trabalhe em conjunto e obtenha resultados máximos de forma eficiente e efetiva.

Dito isso, a verdadeira liderança vê onde a empresa está indo e planeja as etapas necessárias para chegar lá, visualizando o que é possível ser feito, seguindo as tendências da indústria e assumindo riscos para o crescimento conjunto, gerando, por consequência, maior valor maior para o negócio em relação a sua operação e suas margens operacionais com o decorrer do tempo.

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