It Now: saiba mais sobre o provedor de ETFs do Itaú
Os fundos ETF são uma alternativa comum para investimentos em renda variável. Atrelada à expansão desse tipo de ativo, estão os provedores de ETF. No Brasil, um desses provedores é o It Now.
O It Now, assim como outros provedores de ETF, possui um grupo de fundos ETF. Dessa forma, é importante conhecê-lo e as opções disponíveis em seu grupo.
O que é o It Now?
O It now é o provedor de fundos ETF do Itaú (ITUB4). Esse provedor tem em seu grupo ETFs relacionados a índices de renda variável e renda fixa.
O It Now é o primeiro provedor de ETF de um banco brasileiro. Ele possui algumas vantagens que são intrínsecas aos ETFs em geral, como:
- Diversificação dos investimentos;
- Custo baixo comparado aos fundos convencionais;
- Terceirização do investimento no mercado financeiro.
Quais são os ETFs do It Now?
O It Now possui três diferentes tipos de ETF no seu portfólio:
1. Renda variável Brasil
Esse tipo de ETF tem por objetivo acompanhar o desempenho de índices atrelados à bolsa de valores brasileira (B3). Entre esses índices estão o índice BOVESPA, IGCT, IDIV, entre outros. Alguns ETFs presentes nessa lista são:
- DIVO11 (IT NOW IDIV);
- FIND11 (IT NOW IFNC);
- GOVE11 (IT NOW IGCT);
- ISUS11 (IT NOW ISE);
- MATB11 (IT NOW IMAT);
- PIBB11 (IT NOW PIBB IBRX-50);
- SMAC11 (IT NOW SMALL CAPS);
- BOVV11 (IT NOW IBOVESPA).
Dessa forma, apesar de possuírem o mesmo provedor, cada ETF listado possui especificidades que impactam em seu desempenho.
2. Renda variável internacional
Nessa classificação, um dos provedores é o SPXI11 (IT NOW SP500 TRN). Esse ativo tem como intuito replicar o desempenho do S&P 500. Dessa forma, o investimento nesse ativo gera exposição em relação à bolsa de valores americana e também a variação cambial entre dólar e real.
3. Renda fixa Brasil
Além de acompanhar índices relativos ao mercado de ações, há ETFs que também acompanham índices relacionados ao mercado de renda fixa. Nessa classificação, o It Now possui alguns ativos como:
- IMAB11 (IT NOW ID ETF IMA-B);
- IRFM11 (IT NOW IRF-M P2);
- IB5M11 (IT NOW IMA-B5+).
Os três ativos listados tem como intuito replicar como o IRFM, IMA-B e o IMA-B5+. Esses três índices são formados por carteiras teóricas compostas por títulos do Tesouro Nacional.
Dessa forma, esses ativos se diferenciam dos ETF mais comuns, os quais são atrelados diretamente ao mercado de renda variável. No caso desses ativos, a rentabilidade é mais atrelada às variações na inflação e na taxa de juros brasileira.
Importância do provedor de ETF
Conhecer bem o provedor do ETF que será adquirido facilita a análise para realizar o investimento. Saber previamente qual a experiência do provedor na gestão desse tipo de ativo e seu histórico no mercado pode contribuir para o entendimento geral das suas características.
Além disso, é importante que o provedor de ETF possua um bom canal de comunicação com seus investidores. Dado que é imprescindível conhecer bem o ativo que está sendo adquirido, a boa comunicação possibilita ao investidor entender melhor sobre o ativo e a quais riscos está exposto.
O It Now é um provedor de ETFs que detém respaldo do mercado e que provém segurança institucional. Todavia, assim como qualquer outro investimento é necessário realizar uma boa análise antes de investir em um ETF desse ou de qualquer outro provedor.
Foi possível saber mais sobre o It Now? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.