Considerado como uma prévia da inflação, o IPCA-15 é um indicador importante na economia brasileira. Além disso, ele pode impactar nos rendimentos das aplicações financeiras, principalmente ativos de renda fixa atrelados a inflação.
Portanto, o IPCA-15 é um indicador que deve estar no radar de quem deseja acompanhar a economia do país e também se preocupa com seus investimentos.
O que é o IPCA-15?
O indicador IPCA-15 é a prévia dos resultados do IPCA, que representa o termômetro oficial da inflação no Brasil. Assim, o principal objetivo é monitorar a variação de preço de um conjunto de produtos e serviços do varejo (consumidor final).
Dessa forma, através desse indicador é possível mensurar o custo de vida da população brasileira, sendo utilizado principalmente para reajustar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Como é calculado o IPCA-15?
O indicador IPCA-15 é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgado a cada 15 dias. Assim, esse índice engloba o consumo da maior parte da população, isto é, cujo rendimento varia entre 1 e 40 salários mínimos.
Nesse sentido, o IPCA-15 é composto por 9 grupos de produtos e serviços, sendo:
- Alimentação e bebidas;
- Artigos de residência;
- Comunicação;
- Despesas pessoais;
- Educação;
- Habitação;
- Saúde e cuidados pessoais;
- Transportes;
- Artigos de vestuário.
Dessa maneira, esses 9 grupos são divididos em 465 subitens e a coleta das informações ocorrem nos estabelecimentos entre o dia 16 do mês anterior até o dia 15 do mês atual.
Além disso, o calculo desse indicador engloba o rendimentos das famílias que residem nas regiões metropolitanas:
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Belo Horizonte;
- Porto Alegre;
- Curitiba;
- Salvador;
- Recife;
- Fortaleza;
- Belém;
- Distrito Federal;
- Goiânia.
Assim, o indicador mostra a oscilação dos preços ao longo de um período sendo representado pelo IPCA-15 acumulado.
Qual a diferença entre IPCA e IPCA-15?
O indicador IPCA e o IPCA-15 se diferem apenas no período da coleta dos dados, sendo o primeiro coletado mensalmente e o segundo quinzenalmente.
Isto é, o IPCA (Índice ao Consumidor Amplo) é divulgado no 8º dia útil de cada mês considerando a pesquisa realizada em estabelecimentos comerciais, com prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos.
Já o IPCA-15 é divulgado a cada 15 dias, portanto representa, com mais precisão, a oscilação dos preços.
Desse modo, os dois indicadores de inflação seguem a mesma metodologia, que engloba grande parte da população do país e considera o preço médio dos produtos e serviços.
Foi possível entender o que é o IPCA-15? Deixe suas dúvidas abaixo.