Você sabe o que é um investidor ativista?
Investidor ativista é um investidor que influencia, diretamente, no resultado da companhia.
Este investidor busca adquirir posição suficiente na companhia, através da compra de ações, para poder influenciar em suas decisões.
Ele pode fazer isto através do conselho da companhia, ou através da indicação de diretores.
Esta é uma prática de investimentos que cresceu bastante nos últimos anos, principalmente nos EUA.
No Brasil, também percebe-se uma tendência de crescimento deste movimento, o que pode ser bastante positivo para as companhias brasileiras.
Vantagens do investidor ativista
Sendo o patrimônio relevante o suficiente para permitir que o acionista adquira parcela relevante de uma companhia.
E, desta forma, influenciar na gestão da mesma.
Sendo assim, ser um investidor ativo possui algumas vantagens.
Como por exemplo: Influenciar diretamente no resultado da companhia, contato direto com a gestão, possibilidade de grande upside nas ações.
Influenciar diretamente no resultado da companhia
Um investidor ativista, como o próprio nome indica, deve ser ativo.
Indicando conselheiros, e colaborando com sua experiência para os negócios da empresa.
Isto, geralmente, é ótimo para as empresas, pois estes investidores podem ter uma percepção a qual a gestão da companhia não teria sozinha.
Sendo assim, ele pode ajudar diretamente a empresa, e por consequência, o seu investimento.
Contato direto com a gestão
Costumamos recomendar que o investidor sempre se atente aos movimentos da gestão de uma empresa, em relação às ações da empresa detidas pelos executivos e conselheiros.
A Suno, inclusive, possui um relatório disponível para assinantes premium que se dedica, exclusivamente, a analisar as compras e vendas de ações por parte da gestão das empresas.
A gestão da empresa é, tipicamente, quem possui o maior conhecimento da real situação da companhia.
Sendo assim, um movimento forte de compra ou de venda pode ser utilizado como um indicador a mais para o investidor se guiar.
Pode-se afirmar, de certa forma, que o investidor ativo se torna parte da gestão de uma companhia.
Sendo assim, ele também será um dos indivíduos com maior conhecimento sobre a empresa, e poderá melhor balizar as suas decisões.
Grande potencial de upside
O investidor que atua de forma ativa entra no conselho de uma companhia propondo realizar mudanças.
Isto é, o investidor percebe algo, que ainda não está sendo posto em prática, e que pode elevar o valor de mercado da companhia de forma relevante.
Como isto é algo que o mercado como um todo ainda não está considerando ao fazer o valuation da companhia, se o investidor ativo tiver sucesso em suas mudanças propostas, e se elas forem, de fato, positivas para a companhia, a tendência é que as ações valorizem de forma relevante, bastante acima da valorização comum para o investimento em ações.
Conclusão sobre o investidor ativista
O investidor ativo possui uma grande chance de ter sucesso em seus investimentos.
Contribuindo com sua experiência, e conhecimento do mercado financeiro, ele pode influenciar positivamente nos resultados das empresas.
É crucial, portanto, que o investidor comum procure saber se a empresa na qual investe possui investidores ativistas, e quem são eles, além de quais são os históricos dos mesmos.
Um dos grandes mentores da Suno Research, Luiz Barsi, pode ser considerado um investidor ativo, pois possui assento no conselho de algumas empresas listadas em bolsa.
Luiz Barsi tem um histórico de sucesso nos investimentos, por isto, ter ele ao seu lado como investidor ativista de uma empresa, pode ser um ótimo sinal. Assine a Suno e veja nossas recomendações de ações e fundos imobiliários!