Internet Banking: saiba mais sobre como funciona esse serviço
Em 2018, a Febraban realizou uma pesquisa e constatou que 31,3 bilhões de transações foram realizadas via Internet Banking. Esse serviço bancário vem ganhando cada vez mais espaço nas finanças pessoais dos brasileiros.
O Internet Banking além de facilitar as transações, oferece muito mais dinamismo no mercado possibilitando que o dinheiro seja transacionado com muita mais agilidade.
O que é o Internet Banking?
Internet Banking nada mais é que um ambiente virtual do banco. Ou seja, é uma plataforma onde é possível realizar transações via internet.
Através dessa tecnologia é possível consultar saldos, extratos e realizar transferência entre contas. Essas funcionalidades podem ser acessadas através do web browser ou no próprio aplicativo da instituição financeira.
Quais são os serviços oferecidos pelo Internet Banking?
Normalmente os serviços do Internet Banking variam de instituição para instituição. No entanto, existem alguns serviços que costumam ser encontrados nas plataformas, sendo eles:
- Pagamento de contas de consumo e boletos bancários;
- Atualização de boletos bancários;
- Transferência entre contas do mesmo banco;
- Transferência entre bancos diferentes via TED ou DOC;
- Recarga de celular;
- Transferência internacional;
- Aplicação financeira inclusive em previdência privada e resgate de aplicações;
- Consulta de extratos e saldos da conta e das aplicações;
- Solicitação de Cartão de Crédito bem como sua consulta;
- Agendamento de pagamento de boletos;
- Empréstimos pessoais, para empresas, entre outros.
Existem ainda algumas instituições que oferecem a possibilidade de licenciar veículos e pagar multas pelo Internet Banking.
Quer aprender a investir em Fundos Imobiliários? Faça gratuitamente o minicurso da Suno sobre Fundos Imobiliários.
Segurança do Internet Banking
Quando esse serviço começou a ser ofertado pelos bancos, muitas pessoas tinham receio da segurança das operações. Contudo, com o passar do tempo a segurança digital foi se aprimorando oferecendo mais proteção aos usuários.
Para isso foram desenvolvidos mecanismos como tokens, cartões, autenticação por celular, entre outros, cuja principal finalidade é evitar fraudes.
Há plataformas como a do Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa Econômica Federal que exigem a instalação de um plugin de segurança do banco no computador.
Independente da instituição utilizada, é importante seguir algumas dicas antes de acessar sua conta:
Utilizar o certificado de segurança do Internet Banking
A maior parte das instituições financeiras oferece um link para que o usuário descarregue um certificado de segurança para acessar sua conta. Essa funcionalidade pode ajudar a diminuir o risco de fraude em transações.
Realizar uma varredura com o antivírus
Outra medida importante é realizar uma varredura periódica na máquina que está acessando o Internet Banking. Isso pode evitar que algum vírus indesejado esteja na máquina e tenha acesso á algum dado sigiloso.
Site oficial
Outra ação imprescindível a ser tomada é a de sempre verificar o site que está sendo acessado é o oficial da instituição.
Para isso, é importante verificar no navegador se a digitação foi efetuada corretamente assim como a presença de um cadeado ao lado do link do website (isto demonstra que os dados estão sendo criptografados).
Foi possível saber mais sobre o Internet Banking? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.