Nos dias de hoje, a informação deixou de ser apenas um elemento dentro do processo produtivo das empresas para se tornar uma verdadeira vantagem competitiva das mesmas. Nesse contexto, fica cada vez mais claro a importância da chamada inteligência competitiva.
Por isso, no atual mundo corporativo, pensar em inteligência competitiva não é mais um opcional. Mas sim um fator necessário para a sobrevivência de uma empresa.
O que é a inteligência competitiva?
Inteligência competitiva é o ato de coletar e analisar dados sobre importantes concorrentes de modo a traçar sua estratégia com base nessas preciosas informações. O objetivo dessa pesquisa é aprender tudo que for necessário para tomar as melhores decisões possíveis para executar um vitorioso plano de negócios.
Necessariamente, a coleta inteligente de informações deve ser realizada de forma rápida e ética, além de necessitar ser abrangente e com fontes confiáveis.
Portanto, torna-se bem sucedida a empresa que possui um retrato bem definido do setor onde atua, dos desafios a serem vencidos e as oportunidades de mercado.
No atual mundo cada vez mais informacional e competitivo, ficar esperando os fatos ocorrerem e não buscar ter uma atitude proativa é provavelmente o caminho mais rápido para fechar as portas de um negócio.
Logo, pode-se dizer que a inteligência competitiva é uma ferramenta essencial para a sobrevivência de uma empresa, pois torna possível um planejamento estratégico mais direcionado e eficaz.
Como fazer uma pesquisa de inteligência competitiva?
Enquanto a maioria das companhias podem encontrar vastas informações sobre os concorrentes online, a inteligência competitiva vai muito mais além disso.
Um típico estudo desse tipo deve abranger uma série de informações e análises oriundas de diversas fontes. Dentre elas podemos citar: feiras, conferências, registros públicos, notícias, entrevista com clientes, especialistas do setor, entre outros.
Desse modo, em grandes empresas é comum vermos profissionais exclusivamente voltados para essa área.
Esses profissionais monitoram os movimentos da concorrência, aprendendo com seus erros e acertos. Dessa forma, a companhia não perca tempo tentando implantar estratégias que já foram previamente testadas por terceiros.
Portanto, para realizar um estudo de inteligência competitiva são necessários 4 fases:
- Planejamento: etapa inicial do estudo do problema na qual são estabelecidos os procedimentos necessários;
- Coleta: processo de obtenção de dados necessários para a realização do estudo posterior;
- Análise: etapa onde a interpretação e a inteligência são realizadas;
- Disseminação: consiste no processo de apresentação. Deve se feita forma lógica e fácil de ser compreendida pelos gestores da empresa.
Vantagens da inteligência competitiva
Provavelmente uma das principais vantagens da inteligência competitiva é a capacidade de identificar oportunidades de negócios com base nos erros da concorrência.
A partir disso, é possível minimizar as ameaças e evitar muitas surpresas desagradáveis para o negócio.
Além disso, podemos também aprender com os erros dos concorrentes, pois esses se tornam uma importante fonte de informação sobre o que não fazer.
Desse modo, sabemos que empresas que utilizam com maestria essa ferramenta aprendem mais rápido, e implementam mais eficazmente estratégias vencedoras .
Normalmente essas empresas são tidas como visionárias e seus clientes ao perceberem que a mesma satisfaz as suas demandas, eles irão cada vez mais consumir os seus produtos.
No entanto, para que isso aconteça é necessário um contínuo monitoramento e análise dos cenários e conjunturas de mercado.
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