Integração horizontal é uma das estratégias possíveis para que empresas aumentem a efetividade de suas linhas de produção.
Também, a integração horizontal é uma ação que altera a composição do mercado, podendo até mesmo ocasionar o surgimento de um oligopólio.
O que é integração horizontal?
A integração horizontal é uma estratégia dentro das várias existentes em fusões e aquisições. Ela é feita visando o crescimento das duas empresas que serão unificadas.
Geralmente, os integrantes desse tipo de operação pertencem a um mesmo setor de atividade e possuem um nível de produção equivalente. Ou seja, não é o caso de uma empresa maior comprando uma menor, por exemplo.
Esse método faz parte do processo também conhecido como M&A. A sigla representa o termo mergers and acquisitions em inglês, cujo significado em português é fusões e aquisições.
A expressão M&A é utilizada para representar a consolidação de empresas ou corporações dentro do mercado. Geralmente, são empresas que querem adotar uma estratégia mais competitiva. A integração horizontal é uma estratégia de crescimento.
Integração e expansão
O processo de produção e operação de uma empresa pode ser expandido, basicamente, de duas formas: com integração vertical ou horizontal. A princípio, a união horizontal visa interligar o sistema de produção entre duas empresas. Assim, dentre os principais tipos de fusão de empresas, podemos citar:
- Integração horizontal;
- Integração vertical a montante;
- Integração vertical a jusante;
- Integração vertical nos dois sentidos;
A integração horizontal está relacionada com o conceito de manufatura avançada da indústria. Sabe-se que, com o surgimento do planejamento operacional dos processos de produção, no século XV, grandes estabelecimentos que dominavam os bens produzidos começaram a se integrar.
Assim considera-se a cadeia de valor do setor das duas organizações. Elas podem envolver-se desde as atividades iniciais, como a captação de matéria-prima, até a fase final, com a distribuição e venda dos produtos ou serviços.
Quer saber mais sobre o que têm influência nas ações de uma empresa? Baixe o e-book que ensina a analisar esse tipo de papel.
Portanto nesse tipo de aquisição ou fusão, consegue-se controlar todos os processos da empresa. Então, quando duas companhias do mesmo setor são fundidas através desse método, as fases de produção são entrelaçadas. Sendo que, se acontecer dos produtos serem parecidos ou iguais, podemos afirmar que, nesse momento, já existiu a eliminação de um concorrente do setor.
Usos da integração horizontal
As vantagens e desvantagens da integração horizontal dependem do objetivo da empresa. Dentre os principais benefícios da abordagem estão:
- Reduzir custos elevados;
- Ter maior influência sobre o setor;
- Reduzir ou eliminar a concorrência;
- Acessar um novo mercado;
- Tomar decisões rápidas;
- Aumentar a consistência nos dados e informações;
As empresas sempre devem tomar decisões sobre o tipo de união que farão em prol do processo de produção e dos seus produtos. Por isso surgiram estratégias para desenvolver as operações internas.
Em muitos casos, por exemplo, terceirar o serviço de produção é uma das escolhas mais lucrativas. Sendo que uma abordagem de terceirização é outro exemplo prático da horizontalização.
Como existem dois tipos de integração, a empresa deve analisar qual ajudará a manter sua meta atual e atingir as futuras. Isso tendo em conta que o aumento nos indicadores de produtividade e da eficiência operacional são o objetivo principal de uma integração horizontal.
Conseguiu entender o que é integração horizontal com a leitura deste texto? Escreva suas dúvidas nos comentários abaixo.