INDX: entenda mais sobre o Índice do Setor Industrial da B3
Para fazer bons investimentos sobre a luz da análise fundamentalista, é interessante analisar os índices do mercado financeiro, como é o caso do INDX.
O INDX tem grande relevância dentro da bolsa de valores, sobretudo para quem busca informações sobre o setor industrial.
O que é o INDX?
O INDX é o Índice do Setor Industrial, criado pela B3para medir o rendimento das principais empresas industriais listadas na bolsa de valores.
Como o setor industrial é extremamente relevante para a economia nacional, esse índice, além de muito útil para os investidores, pode ser utilizado para análises macroeconômicas.
Os responsáveis pela criação, cálculo e divulgação do índice são a FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo) e a B3, antes conhecida como Bovespa.
Além disso, é importante dizer que o INDX é um índice de retorno total. Em outras palavras, metrifica tanto a variação no valor dos ativos que compõem a carteira quanto a distribuição de proventos para os investidores.
O que pode ser considerado setor industrial?
O setor industrial foi responsável por aproximadamente 20% do PIB do Brasil entre 2017 e 2018, segundo pesquisas do CNI.
Portanto, é fácil concluir que esse setor é extremamente importante para economia nacional. No entanto, é importante entender quais tipos de negócios estão enquadrados dentro do setor industrial.
Por setor industrial, podem ser considerados uma série de atividades produtivas, como:
- Materiais básicos;
- Bens industriais;
- Consumo cíclico;
- Consumo não cíclico;
- Tecnologia da educação e da saúde.
Composição do INDX
O INDX é composto por ações de grandes empresas listadas na bolsa que atuam no setor industrial.
Logo, o índice é formado por ações e units das ações das empresas que são listadas na bolsa e que atendem a alguns critérios inclusão, como:
- Pertencer ao setor industrial;
- Estar presente em 95% dos pregões no período de 3 carteiras teóricas anteriores;
- Estar entre os ativos aptos que, no período de vigência das 3 últimas carteiras, em ordem decrescente de negociabilidade, representam em conjunto 99% do somatório total desses indicadores.
O setor industrial é de gigante importância para economia nacional, consequentemente, grande parte das maiores empresas do Brasil podem ser enquadradas nesse setor.
Assim, entre as grandes empresas brasileiras que fazem parte da composição do INDX, estão:
Conhecer os índices do mercado financeiro é muito importante para quem está começando a investir. Quer começar ainda melhor com seus investimentos? Baixe o Ebook 10 Livros que todo investidor deveria ler.
É possível investir no INDX?
O INDX é um índice do mercado financeiro, mas não é um ativo que pode ser comercializado na bolsa de valores.
Além disso, não existe nenhum investimento que seja referenciado ao índice, como um fundo de índice ou ETF, por exemplo.
Desta forma, não é possível que o investidor tenha a sua rentabilidade atrelada ao índice do setor industrial.
Contudo, é importante destacar que, ainda assim, o índice tem grande importância analítica para fundamentar os investimentos.
Como o setor industrial é de extrema relevância para a composição do PIB nacional, analisar o comportamento e histórico do INDX pode ser uma boa estratégia para análise de dados em relação ao crescimento econômico do país.
Foi possível saber mais sobre o INDX? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.