Poucas pessoas já ouviram falar na indústria maquiladora, mas ela está presente em diversos países e costuma ser utilizada como tentativa de aquecimento da economia.
Por existir certo incentivo governamental para a indústria maquiladora, a compra de ações desse tipo de empresa pode ser rentável para o investidor de renda variável.
O que é indústria maquiladora?
Indústria maquiladora é o nome dado às empresas responsáveis pelo processo de transformação de um produto, que só será finalizado em outro país e por outra companhia. Em alguns países essas indústrias têm uma menor carga tributária e baixo custo de produção.
Essa redução de gastos e diminuição dos impostos impacta positivamente o lucro contábil dessa indústria O que é justamente o objetivo destas empresas maquiladoras.
O que são e quais as vantagens das empresas maquiladoras?
As empresas maquiladoras estão presentes em alguns países que estabelecem esse tipo de incentivo a esse setor. O México, por exemplo, é bastante conhecido pela indústria maquiladora em seu solo.
Neste caso em específico, as empresas maquiladoras estão instaladas na fronteira do México com os Estados Unidos e produzem principalmente peças de automóveis, eletroeletrônicos e produtos têxteis.
O intuito das maquiladoras mexicanas é justamente aproveitar vantagens competitivas na realidade mexicana, como os baixos impostos, terrenos mais baratos e leis ambientais mais flexíveis ao empreendedorismo local. Sendo essas as principais vantagens da índustria maquiladora.
Apesar de o México ser o país mais conhecido por esta cultura, há diversos outros que contam com a presença da indústria maquiladora em suas terras, como:
- Paraguai;
- Malásia;
- Filipinas;
- Indonésia;
- Tailândia;
- Vietnã.
Cada país define as regras para esta implantação. No Paraguai, por exemplo, a Lei de Maquila (Nº 1.064/97), oferece que a empresa não seja obrigada a apresentar um valor mínimo de capital.
A importância estratégica das indústrias maquiladoras
Para entender a importância estratégica das indústrias maquiladoras, é preciso entender sua posição na gestão de cadeia de suprimentos.
Por estar em uma posição intermediária entre a matéria-prima e o produto final, essa indústria tem papel importante no custo final do produto.
Dessa forma, os responsáveis por essas indústrias adotam medidas para oferecer o menor preço possível aos seus clientes. Uma das medidas é realizar a instalação dessas fábricas em países com a mão de obra mais barata. E muitos consideram isso como um problema da indústria maquiladora já que ela oferece salários baixos aos funcionários e também costuma ter alta rotatividade de mão de obra.
No entanto, o mercado das indústrias maquiladoras costuma ter bastante competição e pouca diferenciação, algo semelhante ao mercado de commodities. Assim, essas empresas precisam buscar esse tipo de estratégia para oferecer um produto com o menor preço possível. E esse é o motivo dessas empresas serem encontradas em países como México e Paraguai. Regiões que além do incentivo fiscal, também costumam ter uma mão de obra mais barata.
Quem desejar entender melhor este mercado pode conferir o e-book gratuito de Economia para Investidores, da Suno Research.
Foi possível saber mais sobre a indústria maquiladora? Deixe suas dúvidas no espaço de comentários logo abaixo deste artigo.