Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA): conheça esse índice de inflação
Entender o que significa o índice de preços ao produtor amplo, é necessário para qualquer investidor que pretenda investir em renda variável.
Afinal, é por meio de indicadores como o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que é possível realizar uma avaliação como o aumento de preços poderá impactar no custo de uma empresa.
O que é o Índice de Preços ao Produtor Amplo?
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) é um índice de inflação que calcula a evolução dos preços de produtos do agronegócio e da indústria no setor de atacado.
Existem basicamente três Índice de Preços ao Produtor Amplo, sendo eles:
- IPA-DI;
- IPA-10;
- IPA-M.
O IPA-DI, calcula a evolução dos preços de produtos agrícolas e na indústria no setor de atacado entre o primeiro e o último dia do mês de referência. Ele representa, desse modo, 60% da composição do IGP-DI que é o Índice Geral de Preços.
Já o IPA-10, calcula a evolução dos preços de produtos agrícolas e na indústria no setor de atacado entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência. Assim como o IPA-DI, ele também representa 60% da composição do IGP-10.
Por fim, o IPA-M, calcula a evolução do preço de produtos agrícolas e na indústria no setor de atacado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. E também representa 60% da composição do IGP-M.
Histórico do IPA
O Índice de Preços ao Produtor Amplo, era antigamente chamado de Índice de Preços por Atacado. A sua abrangência, é, portanto, nacional, registrando as variações de preço de produtos agrícolas e industriais nas transações entre empresas.
Quem faz a apuração do IPA é o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), um órgão vinculado à Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Esse índice está disponível nas mesmas versões do IGP, conforme foi possível ver. Isso porque, o IPA é um dos três índices que compõe o IGP, sendo que ele representa 60% da composição total deste índice. Os outros dois índices que compõem o IGP são:
- Índice de Preços ao Consumidor (IPC) que representa 30%;
- Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) que representa 10% do IGP.
Como é calculado o Índice de Preços ao Produtor Amplo?
O IPA é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde o ano de 1944. O cálculo é feito de forma diferente nas três versões.
Desse modo, há o IPA-DI que é a média dos preços na agricultura e na indústria no setor de atacado do dia 01 até o último dia do mês de competência. O IPA-10, no entanto, mede os preços do dia 11 do mês anterior até o dia 10 do mês de competência. E o IPA-M, contudo, mede os preços do dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês de competência.
Para calcular o índice de preço ao produtor é feito uma pesquisa de preços do setor, usando peso para cada um deles e então feito uma média ponderada. O seu objetivo é medir a inflação desses itens periodicamente.
Sendo assim, o gráfico do índice de preço ao produtor é dado através de uma série histórica, onde é possível avaliar a evolução da inflação na economia.
Além do IPA, há também outros índices que medem a inflação na economia brasileira. Como o IGP e o IPCA que é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo.
Esse último dá um parâmetro dos preços que estão sendo praticados no varejo — e, no entanto, representa mais fielmente a inflação sentida pela população em geral.
Foi possível entender o que é o Índice de Preços ao Produtor Amplo? Deixe suas dúvidas nos comentários.