Uma das categorias mais importantes do mercado é a negociação de commodities agropecuárias. Porém, por serem títulos ligados diretamente a produtos físicos, esses ativos precisam ser referenciados nos preços reais que são praticados no mercado. Para isso, as bolsas de valores utilizam os chamados indicadores agropecuários.
É com base nos indicadores agropecuários, por exemplo, que é feita a liquidação do contrato futuro de uma commodity. Por isso, todo investidor que opera nesses mercados precisam sempre acompanhar a evolução desses indicadores.
O que são os indicadores agropecuários?
Os indicadores agropecuários são índices que informam os preços médios de diversos produtos ligados ao setor agropecuário – como soja, milho, arroz, café, boi gordo, entre outros. Esses indicadores servem de referência na negociação de commodities no mercado financeiro – principalmente na liquidação financeira de operações com contratos futuros.
Os contratos futuros são acordos de compra e venda de um ativo financeiro a um preço pré-determinado. Para os produtores, essa fixação de preços garante uma taxa de retorno e o pagamento dos seus custos de produção, já para os compradores, garante que mesmo que haja aumentos, o preço de venda não será afetado.
Na liquidez financeira temos a substituição da entrega física do produto pela entrega da quantia ao vendedor, o que amplia as negociações e a participação de diversos agentes, incluindo pessoas físicas e investidores estrangeiros.
Os contratos futuros são liquidados financeiramente conforme o Indicador de Preços elaborado pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) – instituição ligada à Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (ESALQ – USP) em parceria com a B3, a principal bolsa para negociar mercadorias e commodities, que absorveu as funções da antiga Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).
Como funciona a elaboração dos indicadores agropecuários?
Os indicadores agropecuários são formulados a partir do levantamento de preços de cada commodity no mercado físico, em seus respectivos locais de referência.
Para o Indicador de Boi Gordo, por exemplo, realiza-se o contato com agentes do mercado todos os dias úteis, através de ligações diárias, e-mails ou aplicativos de comunicação, como o aplicativo Cepea Boi, utilizado por pecuaristas.
Os agentes consultados são frigoríficos, pecuaristas e comerciantes, que participam das transações nas condições de comprador, vendedor ou intermediário. Neste contato, são coletadas as informações de preços da arroba, a data da transação, o número de animais por transação, os dias em que os animais comercializados serão abatidos e os prazos de pagamento realizados.
A partir dessa consulta, o CEPEA pondera os valores coletados pelos volumes comercializados, calcula a média dos preços e dos volumes negociados, e divulga diariamente a cotação do produto.
Principais indicadores agropecuários utilizados na B3
Atualmente, o Cepa/Esalq fornece mais de 15 indicadores agropecuários para o mercado de commodities da B3. Porém, os indicadores mais relevantes, cuja oscilação mais influencia na cotação dos ativos, são os seguintes:
- Indicador Esalq/BM&FBOVESPA do Boi Gordo – São Paulo. Indicador diário dos preços do boi gordo do estado de São Paulo, sem os custos de frete. O boi gordo considerado para o cálculo são bovinos machos, com 16 ou mais arrobas de carcaça e idade máxima de 42 semanas. O preço é cotado em reais por arroba (medida realizada com base no peso da carcaça e corresponde a quase 15 quilos).
- Indicador do Bezerro Esalq/BM&FBOVESPA – Estado do Mato Grosso do Sul. Indicador diário dos preços do bezerro nas principais regiões produtoras do Mato Grosso do Sul. São considerados para o cálculo os bezerros desmamados, machos, nelore e com idade de 12 a 18 meses. O preço é cotado em reais por cabeça.
- Indicador Arroz branco tipo 1 em casca ESALQ/BM&FBOVESPA – Estado do Rio Grande do Sul. – Rio Grande do Sul. Indicador diário do arroz em casca posto na indústria do Rio Grande do Sul. Cotado em reais por saca de 50kg.
- Indicador Açúcar Cristal ESALQ/BM&FBOVESPA – Estado de São Paulo. Indicador diário do açúcar cristal branco destinado ao mercado interno e externo, considerando o valor colocado no Porto de Santos. Cotado em reais por saca de 50kg.
- Indicador de Preços do Milho Esalq/BM&FBOVESPA – Campinas/SP. Média de preços do milho amarelo tipo 2 na região de Campinas, em negócios realizados para o produto em posto-indústria ou armazém, sem Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
- Indicador Soja Cepea/Esalq/BM&FBOVESPA – Paranaguá/PR. Indicador diário da soja em grão em armazéns no Porto de Paranaguá. O preço é cotado em dólares por saca de 60kg.
- Indicador Etanol Hidratado ESALQ/BM&FBOVESPA – Estado de São Paulo. Média semanal de preços do etanol no Estado de São Paulo diretamente na usina, sem os custos de frete. . Os valores referem-se a negócios realizados entre usinas e distribuidoras. Cotado em reais por litro.
Entretanto, além dos índices listados acima, o Cepea/Esalq também calcula os indicadores agropecuários de vários outros produtos – como açúcar, leite, café, citros, frango, etanol, ovos, mandioca, produtos hortifrutícolas, suínos, ovinos e trigos.