Incubadora de empresas: saiba o que é e como ela contribui para a inovação
Todo empreendedor sonha que um dia sua empresa se transforme em um grande negócio. Muitos querem até que ela tenha ações negociadas na B3, a antiga Bovespa. Tudo, no entanto, tem um começo. Quem está iniciando agora pode contar com a ajuda de uma incubadora de empresas.
Isso porque nem sempre é fácil começar um negócio e fazê-lo prosperar. Uma incubadora de empresas auxilia os empreendedores no desenvolvimento do negócio e torna a vida de empresário um pouco menos complicada.
O que é uma incubadora de empresas?
Incubadora de empresas é uma instituição que ajuda micro ou pequenas empresas a dar os primeiros passos. O principal objetivo é fazer com que esses negócios, também chamados de PMEs, sobrevivam no mercado.
Para isso, as incubadoras oferecem diversos tipos de suporte. As empresas que buscam esse tipo de instituição contam com ajuda técnica nas áreas de gerenciamento, administração e mercado.
Além disso, as empresas recebem apoio para desenvolver o produto. Ou seja, uma incubadora de empresas oferece toda a estrutura necessária para estimular o empreendedor e tirar todas as ideias do papel.
Como funciona uma incubadora de empresas?
Uma incubadora, no sentido mais conhecido da palavra, é aquele equipamento hospitalar que ajuda a manter vivo um bebê que nasceu prematuro.
Ou seja, a ideia da incubadora de empresas é justamente essa: fazer com que os empreendimentos tenham chance de sobreviver. Em geral, as incubadoras são vinculadas a universidades públicas ou privadas, prefeituras ou iniciativas empresariais independentes.
As empresas incubadas ganham acesso a espaços físicos onde pode desenvolver suas atividades. Além de escritórios e laboratórios, as incubadoras oferecem treinamentos e cursos.
Assim como em incubadoras hospitalares, o período que a empresa pode ficar lá é limitado. Isso ocorre para que seja aberto espaço para outras ideias.
Quem pode participar de uma incubadora de empresas?
Uma incubadora de empresas aceita a participação de qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma ideia empreendedora e inovadora.
Podem participar tanto empreendedores que ainda não constituíram uma pessoa jurídica quanto empresas já estabelecidas que pretendam desenvolver um novo produto.
De forma geral, as incubadores de empresas no Brasil adotam os seguintes critérios para selecionar suas empresas incubadas:
- Ter um serviço ou produto inovador e viável;
- Boa qualificação técnica;
- Recursos financeiros básicos para dar início ao projeto.
De uma forma geral, as incubadoras são espaços ideais para empresas startups.
Startup é um tipo de empresa que busca desenvolver um produto ou um serviço inovador, com base tecnológica. O modelo de negócio deve ser facilmente replicado, sem que os custos aumentem de forma proporcional.
Diferença entre incubadora de empresas e aceleradora
Embora ambas tenham o mesmo propósito, existe uma grande diferença entre incubadora e aceleradora de empresas.
As incubadoras ajudam as empresas a darem os primeiros passos. Já as aceleradoras se interessam por empresas, principalmente startups, que já tenham desenvolvido um modelo de negócios com escala.
Outra diferença é que enquanto uma incubadora é um órgão público ou uma universidade, as aceleradoras são entidades privadas que possuem a capacidade de investir capital próprio.
A aceleradora, assim como a incubadora de empresas, fornece estrutura física e auxilia no desenvolvimento dos projetos.