Suno Artigos

INCC: conheça a taxa usada no ramo da construção civil

incc

incc

Cada modalidade de financiamento possui diferentes taxas, juros e impostos incidentes sobre a operação. No campo da construção civil, um dos índices mais importantes é o INCC (Índice Nacional de Custo de Construção).

O INCC é essencial na tomada de decisões por parte das empresas do mercado imobiliário, sendo usada como referência no planejamento financeiro dessas companhias.

O que é INCC?

O INCC é a sigla para Índice Nacional da Construção Civil e afere o aumento dos custos dos insumos empregados em construções habitacionais financiadas. Ele é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas e tem grande relevância dentro do setor.

O INCC foi o primeiro índice oficial de custo da construção civil no Brasil. Portanto, com o passar do tempo, se tornou o principal indicador de custos nessa área no país.

Ele também é um dos três componentes do Índice Geral de Preços (IGP), assim correspondendo a 10% de sua composição.

Quando surgiu o INCC?

Em 1950, foi criado no Brasil o ICC, o qual foi destinado a medir os custos de construção. Portanto, o ICC acompanhava, essencialmente, o custo no mercado de construção no Rio de Janeiro (ICC-RJ), então capital federal.

Com o tempo, o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) passou a mensurar os custos das construções habitacionais de outras localidades nacionais. E passou a incluir gastos com novas tecnologias e novos serviços.

No ano de 1985, enfim, o INCC oficialmente substituiu o ICC, abarcando uma base de cálculo mais complexa e abrangente, aplicável a um maior número de cidades.

Entretanto, vale notar que, muito embora o índice tenha sido criado em 1950, os dados estudados em sua avaliação datam desde o ano de 1944.

Por fim, o índice chegou a estudar mais de 20 capitais para a definição desse índice. No entanto, atualmente a mensuração é feita apenas em sete capitais.

Como funciona o INCC?

Sendo assim, esse índice existe com o intuito de prover uma estatística de caráter contínuo, ou seja, o INCC acumulado, medido mensalmente entre o primeiro e o último dia de cada mês civil.

Esta taxa é divulgada em três modalidades, entre elas:

Em primeiro lugar, o INCC-DI (Índice Nacional de Custo de Construção – Disponibilidade Interna) refere-se à evolução dos custos da construção civil no período abrangido entre o primeiro e o último dias do mês de referência. Compõe 10% do IGPI-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna).

Por outro lado, o INCC-10 (Índice Nacional de Custo de Construção – 10) corresponde ao cálculo da evolução dos custos da construção civil, compreendidos entre os dias onze do mês anterior e dez do mês de referência. Compõe 10% do índice IGP-10 (Índice Geral de Preços – 10).

Além disso, o INCC-M (Índice Nacional de Custo de Construção – Mercado) envolve o cálculo da evolução dos custos da construção civil entre os dias 21 do mês anterior e vinte do mês de referência. Compõe 10% do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado).

Como o INCC é calculado?

Este índice é formulado a partir da média aritmética de dados reunidos nas sete cidades, entre elas:

Sendo assim, trata-se de uma mescla entre sistemas de preços e de pesos, que apresentam valores baseados em serviços, mão de obra, materiais e equipamentos.

Além disso, existem três categorias para os preços dos materiais: estruturais, instalações e acabamentos. Os custos envolvidos são obtidos pela FGV a partir de orçamentos analíticos advindos de empresas de engenharia civil.

Para isso, também foi definida uma relação de 64 itens de mão de obra e 659 itens de serviços, materiais e equipamentos.

O sistema de peso, por sua vez, considera as variações de custos entre as cidades e a dimensão de seus mercados de construção habitacional. Cada localidade possui um peso percentual, que, somado aos pesos das sete cidades principais, resulta em cem.

Qual o impacto do INCC no dia a dia?

O INCC tem grande relevância no dia a dia das empresas do segmento de construção civil, bem como no desenvolvimento desse mercado como um todo.

Nesse contexto, a taxa INCC pode ser utilizada por construtoras na cobrança de parcelas de empreendimentos, a fim de manter o poder de compra do valor acordado com o cliente.

Além disso, outro benefícios desse índice é, sobretudo, a proteção dos valores dos financiamentos de imóveis na planta contra a inflação dos preços dos insumos, no período de construção do imóvel.

Portanto, vê-se que o INCC é um importante guia na tomada de decisões dentro da área da construção civil para todas as empresas do setor.

Conseguiu entender o funcionamento do INCC? Se ainda tiver dúvidas, escreva um comentário para que possamos ajudar!

Sair da versão mobile