Suno Artigos

IMAT: entenda mais sobre o Índice de Materiais Básicos da B3

imat

Existem vários índices financeiros que fazem parte do mercado de capitais nacional. Dentre eles, um índice bem significativo é o IMAT.

O IMAT, especificamente, tem extrema relevância setorial voltada a indústria e produção de materiais básicos por parte das empresas listadas na bolsa de valores.

O que é o IMAT?

O IMAT é o Índice de Materiais Básicos da B3, que tem como principal objetivo medir o comportamento das ações das companhias que compõem a indústria nacional de materiais básicos.

Portanto, o resultado do índice IMAT advém de uma carteira teórica de ativos, elaborada para representar o setor de materiais básicos da melhor forma possível.

Além disso, é importante lembrar que o IMAT é um índice de retorno total. Ou seja, reflete as variações de preços dos ativos que compõem o índice, além de considerar também o impacto da distribuição de dividendos dos ativos.

O que é o setor de materiais básicos?

A indústria de materiais básicos tem uma extrema importância para a economia como um todo. Afinal, é a partir do setor de materiais básicos que são produzidos insumos de produção, materiais para infraestrutura, siderúrgicas, entre outros bens com valores materiais.

O Brasil, em específico, possui grande dependência desse setor, já que boa parte da matriz econômica brasileira está relacionada ao setor de commodities como minerais e demais matérias-primas.

Logo, como a indústria de materiais básicos produz bens intermediários para produção dos demais setores, a performance desse setor têm impactos diretos sobre os demais setores.

Por isso, é extremamente importante saber o que é o IMAT e acompanhar os resultados desse índice.

Como funciona o IMAT?

O IMAT, evidentemente, é composto pelas empresas de capital aberto, listadas na bolsa de valores, que fazem parte do setor de materiais básicos.

Para fazer parte da composição do IMAT, é necessário que as companhias atendam a alguns critérios, como:

É importante destacar que o IMAT é formado apenas por ações e units de ações apenas das empresas listadas na bolsa e que atendem aos critérios supracitados.

Composição do IMAT

Entre as principais companhias que fazem parte do índice de materiais básicos, estão:

É possível investir no IMAT?

O IMAT é um índice do mercado financeiro. Portanto, não é um ativo que pode ser negociado diretamente entre os investidores na bolsa de valores.

Contudo, para os investidores interessados, é possível conseguir ter investimentos atrelados ao rendimento do IMAT.

É possível que o investidor construa uma carteira de investimento inspirada na composição do índice.

Por outro lado, existe uma forma mais fácil de atrelar os rendimentos ao IMAT: investir diretamente no ETF MATB11.

O MATB11 é um fundo de índice que tem como principal objetivo performar de forma semelhante ao índice de materiais básicos.

95% dos recursos do fundo são investidos em empresas listadas na bolsa de valores que pertencem ao setor de materiais básicos. Os outros 5% podem ser aplicados em posições compradas no mercado futuro do índice ou em outros ativos da bolsa.

Para o investidor iniciante, investir no MATB11 pode apresentar algumas vantagens, como:

Este artigo te ajudou a entender melhor sobre o IMAT? Deixe comentários e possíveis dúvidas no espaço abaixo.

Sair da versão mobile