IGC-NM: conheça o Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado
A governança corporativa é um importante aspecto a ser analisado em uma empresa. Nesse sentido, um indicador interessante para se observar no mercado brasileiro é o índice IGC-NM, disponibilizado pela B3, a bolsa brasileira.
Através do índice IGC-NM, é possível analisar a performance média de determinado período das empresas com boa governança corporativa.
O que é o IGC-NM?
O IGC-NM é o Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado, que busca indicar o rendimento médio das empresas que são geridas pelas consideradas melhores governanças corporativas.
Esse índice é tem o intuito de representar o resultado apenas das empresas com boa governança corporativa — e, portanto, constatar as consequências positivas dessa boa conduta sobre o resultado das empresas.
É interessante destacar que este é um índice de retorno total. Logo, reflete as variações de preços dos ativos que compõem o índice, além de considerar também o impacto da distribuição de proventos feita por estes ativos.
O que é governança corporativa?
Contudo, para que este índice seja bem entendido e analisado, é interessante compreender mais precisamente do que se trata a governança corporativa e qual a importância deste conceito.
A governança corporativa é um conjunto de práticas e mecanismos adotados pela gestão de uma companhia para garantir que o acionista do negócio obtenha um maior retorno e segurança sobre o seu capital investido.
Assim, empresas com uma melhor governança corporativa costumam apresentar mais segurança e conforto para os investidores na bolsa.
Por isso, o índice IGC-NM possui uma grande importância dentro do mercado financeiro e pode ser um grande aliado na análise fundamentalista.
Como funciona o IGC-NM?
Além da questão relativa à governança corporativa, para compor o IGC-NM é preciso que o ativo seja enquadrado no Novo Mercado, o nível onde a B3 classifica as empresas com o grau de governança corporativa mais elevada.
Para estar no Novo Mercado, a empresa deve ter o seu capital composto apenas por ações ordinárias com direito a voto.
Além disso, existem outros critérios para a composição do IGC-NM, como:
- O conselho de administração da companhia deve ser composto de 2% a 20% de conselheiros independentes;
- 25% de empresas circulando em free-float;
- Ativos com presença em pregão de no mínimo 50% no período de vigência das 3 carteiras anteriores.
Desta forma, grandes empresas fazem parte da carteira do índice IGC-NM. Entre elas, estão:
Para que serve o índice IGC-NM?
O Índice de Gestão Corporativa – Novo Mercado é um indicador do mercado financeiro. Logo, não é um ativo que pode ser adquirido diretamente como forma de investimento na bolsa de valores.
Alguns índices, como o SMLL, IDIV ou ICO2, possuem ETFs atrelados ao seu rendimento, o que não é o caso do IGC-NM.
Logo, ainda não é possível que o investidor possua sua rentabilidade atrelada ao resultado deste indicador.
Por outro lado, é possível investir no GOVE11, um ETF que está atrelado ao IGCT (Índice Governança Corporativa Trade), outro importante indicador de governança corporativa do mercado.
No entanto, é importante ressaltar que os índices do mercado financeiro também podem ter relevância analítica para embasar as decisões de aplicação do investidor.
No caso dos índices de governança corporativa, como é o IGC-NM, as informações sobre a gestão da companhia são interessantes dentro da análise fundamentalista.
Foi possível saber mais sobre o IGC-NM? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.