IFMM: o que é e como funciona o Índice de Fundos Multimercado?
Possibilitar a comparação entre os diversos fundos multimercados do mercado brasileiro, é uma das principais finalidades do IFMM.
Dessa forma, o IFMM auxilia investidores que estão entrando no mercado de capitais, a verem as oscilações e desenvolvimento do mercado, o que pode proporcionar uma melhor leitura para suas aplicações financeiras.
O que é o IFMM?
IFMM é a sigla para Índice de Fundos Multimercado. Esse indicador também é conhecido como Índice de Hedge Funds e é produzido pelo Banco de Investimentos BTG Pactual (BPAC11).
A principal finalidade do IFMM é dar uma base de comparação entre os mais variados fundos multimercados atuantes no mercado financeiro brasileiro. Ao se avaliar as suas características podemos dizer que o IFMM é bastante similar ao IHFA que também é um índice hedge funds.
Nesse sentido, o índice de fundos multimercado demonstra as oscilações e desenvolvimento do mercado, situando assim investidores e empreendedores do mercado financeiro.
Dessa forma, tais investidores conseguem criar parâmetros para melhorar a tomada de decisões. Esses parâmetros dependem de uma atualização constante dos dados dos fundos.
Sendo assim, o IFMM respeita a divulgação de acordo com atualizações trimestrais. Tais atualizações são feitas sempre no primeiro dia útil de janeiro, abril, julho e outubro. Essas informações são baseadas em dados fornecidos por administradores dos fundos de investimento à ANBIMA.
O investidor também pode utilizar esse índice para analisar a perfomance da sua carteira de investimentos. Caso ele tenha uma carteira composta por fundos multimercados, ele pode comparar sua perfomance com o IFMM, a fim de identificar se ele está tem feito uma boa gestão, caso ele esteja com um retorno acima do índice.
O que são fundos multimercados?
Em linhas gerais, fundo multimercado é um tipo de fundo de investimento cuja natureza é a aplicação de capital em diversos mercados antagônicos. Sendo assim, ele varia de renda fíxa à variável, passando inclusive por derivativos.
Desse modo, por serem fundos bastante diferentes, é que surge a necessidade de medir o desempenho de cada um deles, sendo essa a principal finalidade do IFMM.
Quais são os fundos multimercados do IFMM?
O IFMM exige que sejam seguidos alguns pré-requisitos para que um fundo multimercado faça parte do seu cálculo. Ou seja, para que ele seja classificado como um fundo elegível, sendo os parâmetros:
- Ter um histórico mínimo de 12 meses, contado à partir do quinto dia útil anterior à data de balanceamento do índice;
- Estar cadastrado na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais;
- Não pode também, ser um fundo de investimento de quota;
- Dentro do período de análise (3 meses) é preciso ter uma média de R$ 25 milhões de ganhos;
- Não pode ser considerado um “fundo espelho”, devendo portanto apresentar singularidades.
Como é composto o IFMM?
A composição do IFMM é dada por meio de empresas que se enquadram nos pré-requisitos acima citados. Para se calcular o índice é necessário levantar o Patrimônio Líquido dos últimos três meses da atividade do fundo.
Esse patrimônio líquido médio é ordenado de maneira decrescente sendo atrelado à parcela de participação de cada fundo no mercado.
Foi possível compreender mais sobre o IFMM? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários logo abaixo.