IFC: o que é? Qual a função da Corporação Financeira do Banco Mundial?
O IFC (International Finance Corporation) e o Banco Mundial tem um papel importante na evolução da renda per capita em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
Portanto, para entender os esforços mundiais para estimular economias menos desenvolvidas, reduzindo o nível de desigualdade de renda entre países, é fundamental conhecer o trabalho do IFC.
O que é o IFC?
A International Finance Corporation (IFC) é conhecida nacionalmente como a Corporação Financeira Internacional, importante instituição, membro do Grupo Banco Mundial.
O foco principal da instituição é fortalecer o setor privado de países com menor grau de desenvolvimento, visando o combate a desigualdade de renda entre países e a pobreza extrema de algumas regiões do globo.
Quando surgiu a Corporação Financeira Internacional?
A Corporação Financeira Internacional foi criada no ano de 1956, com o objetivo de incentivar a produtividade e, consequentemente, geração de empregos e renda, em regiões defasadas em desenvolvimento econômico.
Desde lá, a IFC conta com 184 países membros que determinam as políticas e iniciativas da organização democraticamente.
Historicamente, a instituição atua em mais de 100 países subdesenvolvidos ou em estágio de desenvolvimento, contribuindo sobretudo para a eficiência do ambiente econômico da região auxiliada.
Sem dúvidas, o trabalho realizado pela instituição é fundamental na luta por elevar o padrão de vida de populações pobres e vulneráveis localizadas em regiões que estruturalmente dificultam a mobilidade social dos indivíduos.
Como o IFC estimula o desenvolvimento do setor privado?
A tarefa de estimular o setor privado em regiões economicamente subdesenvolvidas não é nada fácil.
Para isso, o IFC e Banco Mundial, buscam ajudar o desenvolvimento do setor privado em determinadas regiões de diversas maneiras:
- Investindo diretamente em empresas através de investimento de capital, empréstimos com juros competitivos, emissão de títulos de dívida de crédito privado e garantias;
- Mobilizando capital de outros investidores e possíveis financiadores através de empréstimos paralelos, sindicalizações, entre outras estratégias;
- Promove serviços de consultoria e mentoria para empresas e instituições governamentais, estimulando o investimento privado e melhorando o ambiente de negócios na região.
Qual a relação entre o IFC e o Banco Mundial?
O Banco Mundial é uma das principais instituições do mundo, tendo como um dos principais objetivos a redução da pobreza e da desigualdade.
Para este fim, o banco fornece crédito e outras formas de financiamento. O Banco Mundial financia programas de educação, projetos de infraestrutura, saneamento básico, combate a fome, entre outros importantes pontos ligados a qualidade de vida.
Nesse contexto, o Banco Mundial conta com um grupo várias instituições coerentes em relação ao objetivo do banco. Entre essas instituições estão:
- Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento: realiza empréstimos para países de renda per capita média ou baixa;
- Associação Internacional de Desenvolvimento: realiza empréstimos sem juros para os países mais pobres do mundo.
- Corporação Financeira Internacional (IFC): foca no setor privado de países em desenvolvimento, financia investimentos e mobiliza capital internacional.
- Entre outras instituições.
Portanto, fica claro que o IFC é um dos “braços” do Banco Mundial para atingir o objetivo de desenvolver e melhorar as condições de vida em áreas mais necessitadas do globo.
Esse artigo te ajudou a entender o que é e como funciona o IFC? Deixe dúvidas ou comentários no espaço abaixo.