IDH: o que é e como é calculado o índice de Desenvolvimento Humano
Os indicadores socioeconômicos de um país são essenciais para avaliar informações como a grau de desenvolvimento humano, medido pelo IDH. Assim, os economistas costumam analisar os dados macroeconômicos e tais indicadores, principalmente em cenários de crise.
No entanto, desenvolvimento econômico não é o único fator determinante para elevar o IDH de um país ou uma região. Por isso é válido saber como esse indicador é calculado.
O que é IDH?
IDH é a sigla para “Índice de Desenvolvimento Humano” sendo considerado um dos principais indicadores socioeconômicos relacionados à classificação dos países quando ao seu grau de desenvolvimento humano.
Ou seja, o IDH é uma medida utilizada para avaliar o grau de desenvolvimento em relação a educação, saúde e renda em determinado país ou região, utilizando diversos critérios de mensuração.
Para que serve o IDH?
Antes do IDH, os critérios utilizados para avaliar desenvolvimento humano eram apenas econômicos.
Desde 1990 o Índice de Desenvolvimento Humano é publicado anualmente, tornando-se cada vez mais um dos principais indicadores econômicos e sociais do mundo.
Atualmente, 3 critérios são fundamentais para a classificação do IDH de um país ou região:
- Renda;
- Saúde;
- Educação.
O critério da renda leva em consideração o nível de renda de um cidadão médio no país ou região avaliada.
Já a saúde, principalmente, leva em consideração a expectativa de vida no país. Normalmente, quanto maior a expectativa, maior as condições de acesso à saúde em um país.
Por fim, a educação é a média da quantidade de anos de estudo de um individuo daquela região específica. Portanto, na teoria, quanto maior o índice de um país melhor é a condição de vida de um cidadão médio.
Como avaliar o Índice de Desenvolvimento Humano de um país?
O cálculo do IDH (índice de desenvolvimento humano) varia de 0 à 1, sendo muito difícil que países atinjam casos extremos (0 ou 1), portanto normalmente os índices variam dentro desse intervalo.
Assim, é possível enquadrar os países em categorias, de acordo com o valor do seu índice de desenvolvimento humano, sendo eles:
- BAIXO;
- MÉDIO;
- ALTO;
- ALTÍSSIMO.
A classificação baixo representa os países com índice de desenvolvimento humano inferior a 500. Por exemplo, Madagascar apresenta um índice de 0,435. Já os países com índice médio estão entre 0,500 e 0,699. Esse é o caso do Iraque com 0,674 pontos.
O Brasil é classificado com índice alto, pois fica entre 0,700 e 0,799. Por outro lado, o maior IDH do mundo é da Noruega com 0,957. Países com a classificação altíssimo possuem o índice entre 0,800 a 1.
Qual é o Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil?
O IDH no Brasil é considerado alto, já que está no intervalo de valores entre 0,700 a 0,799. No entanto, o Brasil é um dos países emergentes com maior desigualdade socioeconômica no mundo, o que faz com que o índice entre estados e regiões varia drasticamente.
É possível encontrar regiões no Brasil que se assemelham aos países mais desenvolvidos do mundo, enquanto outras chegam no nível das áreas mais precárias ao redor do globo.
Por exemplo, o maior IDH do Brasil é São Caetano do Sul (SP) que gira em torno de 0,862.
Por outro lado, o estado de Alagoas tem um IDH que seria classificado como médio, registrando aproximadamente 0,680.
No entanto, no âmbito Municipal, é possível encontrar áreas onde o IDH é considerado baixo, como é o caso do município de Melgaço (PA) que em 2010 registou um índice de 0,418, sendo o menor IDH do Brasil.
Esse artigo te ajudou a compreender mais sobre o IDH? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.