ICF: entenda o Indicador de Intenção de Consumo das Famílias
Uma das principais preocupações em época de crise econômica é como saber que o cenário está realmente melhorando. Para isso, existem diversos indicadores, como o ICF.
Esta análise demanda mais dados do que apenas a observação da taxa referencial de juros, por exemplo. É preciso analisar vários indicadores financeiros, entre eles o ICF, para entender qual caminho a economia está tomando no momento.
O que é ICF?
ICF é a sigla para o Indicador de Intenção de Consumo das Famílias, que é baseado em pesquisar a opinião dos consumidores sobre aspectos específicos da sua vida financeira.
Seu objetivo é mostrar uma média da intenção e condições de consumo atual e de curto prazo da população brasileira.
Esta medição é feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Pode-se dizer que o indicador antecede o consumo, apresentando um panorama do ponto de vista dos consumidores.
Como funciona o índice ICF?
O ICF Brasil, também visto como Índice de Confiança das Famílias, é elaborado em forma de pesquisa, composta por sete itens. O questionário feito com os entrevistados levanta pontos como:
- Capacidade de consumo;
- Renda;
- Compra a prazo;
- Nível de consumo atual.
Estes quatro itens têm o objetivo de comparar a percepção do consumidor em relação ao mesmo período do ano anterior, a fim de gerar uma comparação.
Os três itens restantes são utilizados para medir se há, para os pesquisados, alguma melhoria profissional para os próximos seis meses. Além disso, a pesquisa aborda as expectativas de consumo dos entrevistados para os três meses seguintes.
Por fim, o último item busca saber a percepção do público sobre momento atual quanto à aquisição de bens de consumo duráveis, como carros, móveis e eletrodomésticos.
Com este objetivo traçado, os responsável pelo indicador desenvolvem as perguntas que serão feitas aos entrevistados e, por meio das respostas, verificam se houve crescimento ou retrocesso econômico no período.
Como o índice ICF é calculado?
O ICF é calculado mensalmente, baseando-se na pesquisa, que conta com 18 mil questionários. Ele traz um comparativo dos meses anteriores, para analisar a progressão do índice ao longo do ano.
O ICF pode ter seus dados analisados de duas formas diferentes. A primeira, observando o grau de satisfação ou insatisfação da população pesquisada.
Quando o índice fica abaixo de 100 pontos, isto demonstra que há um grau de insatisfação a ser observado. Por outro lado, se o resultado estiver 100 aponta satisfação sobre os temas emprego, renda e capacidade de consumo.
Vale lembrar que há o limite de 200 pontos no ICF. Já a outra forma de analisar a pesquisa é observando as variações deste resultado em comparação a períodos anteriores.
Também é interessante perceber que ocorre um ajuste sazonal na pesquisa. Algo importante, porque em datas específicas é comum que haja um aumento na intenção de compra. Ainda que não haja mudança positiva na sua renda.
Por isso, as séries são dessazonalizadas através da análise de médias móveis centradas.
Qual a utilidade do índice ICF para a economia?
Por ser um indicador que traz a intenção de consumo das famílias e a sua percepção sobre aspectos econômicos básicos, ela é bastante útil para o comércio, em especial.
Afinal, se houver uma queda brusca ou gradual, porém persistente, na renda da família ou estabilidade no emprego, a tendência é que haja uma queda no consumo.
Com isso, pode-se prever menores saídas de produtos e reduzir os pedidos de reposição de estoque, a fim de evitar prejuízo. Deste modo, é possível saber de forma mais assertiva o prazo médio de renovação de estoques
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Se você tem alguma dúvida sobre a aplicação do ICF, deixe-a nos comentários!