Horizonte de investimento não é um termo muito presente para o investidor brasileiro, já que, historicamente, este não tem o hábito de poupar e realizar um planejamento financeiro.
Ter uma perspectiva de onde se quer estar daqui alguns anos é fundamental na vida de toda pessoa. E para alcançar esse objetivo é preciso ter um horizonte de investimento.
O que é Horizonte de investimento?
Horizonte de investimento nada mais é que o prazo que cada pessoa deve manter os seus investimentos para alcançar seus objetivos.
Dessa maneira, podemos dizer que existem basicamente 3 prazos de investimento:
- Curto Prazo;
- Médio Prazo;
- Longo Prazo.
Para cada prazo de investimento há uma diferença. Normalmente, os investimentos de curto prazo possuem maior liquidez e uma menor rentabilidade. Já os investimentos de médio prazo podem possuir um melhor rendimento em detrimento da liquidez.
Os investimentos de longo prazo costumam ser destinados à aposentadoria. Portanto, alguns investidores optam por ativos com mais risco, já que esses podem oferecer maiores rentabilidades a longo prazo.
Para compreender qual horizonte investir, é necessário primeiramente entender o destino de cada parcela do seu patrimônio.
Quer aprender a investir na bolsa de valores? Baixe nosso E-book Manual do Investidor.
Investir no curto prazo
Os investimentos de curto prazo possuem liquidez melhor, entretanto, a rentabilidade é menor. Desse modo, esse tipo de investimento é indicado para pessoas que possuem um dinheiro parado para um eventual imprevisto.
Para isso, esse dinheiro pode estar aplicado em alguns investimentos com liquidez diária, como o Tesouro Selic ou Fundos DI.
Investir no médio prazo
Os investimentos no médio prazo costumam ser destinados a ativos com menor liquidez. No entanto, costumam ser mais rentáveis. Essa é uma boa modalidade para quem quer adquirir um carro ou poupar para uma viagem futura.
Investimentos a médio prazo podem ser mais seguros ou mais arrojados. E, para decidir qual investimento fazer, é fundamental conhecer o seu perfil de risco.
Investidores mais arrojados podem optar por investimentos em ações ou fundos imobiliários. Neles, há potencial de maior retorno sobre o investimento, mas também chance de perda financeira. Investidores mais conservadores podem optar por um CDB ou títulos do tesouro direto.
Quer melhorar o controle dos seus investimentos? Baixe a nossa planilha de controle de investimentos
Investir no longo prazo
Os investimentos de longo prazo são ideais para quem procura liberdade financeira. Sendo assim são investimentos excelentes para quem deseja construir uma aposentadoria estável.
Os brasileiros costumam buscar a previdência privada para esse tipo de investimento. No entanto, vale ressaltar que ela não é a única opção disponível. Uma alternativa melhor é investir em ações com foco no longo prazo.
Mesmo que as ações possuam maior risco, ele pode ser diluído através da diversificação da carteira de investimentos e também com o foco em um horizonte longo de investimentos.
Importância do horizonte de investimento
Investir pensando no horizonte de investimentos é fundamental para garantir um futuro estável. Desse modo, é possível inclusive determinar porcentagens do nosso ganho para aplicações de curto, médio e longo prazo.
O hábito de poupar e investir regularmente certamente contribuirá para uma aposentadoria tranquila.
Gostou de conhecer mais sobre horizonte de investimento? Deixe seus comentários abaixo.