High Grade: entenda a classificação de investimentos de baixo risco
A classificação “High Grade” é muito importante para sinalizar investimentos de baixo risco no mercado financeiro.
Por isso, ao investir é importante entender o que significa High Grade e outras classificações de risco de crédito.
O que é High Grade?
High grade pode ser traduzido livremente como “alto grau de investimento” ou, simplesmente, alto nível de investimento. Essa classificação pode ser utilizada para classificar investimentos em ações, fundos, títulos e até mesmo em países.
Quanto maior o grau de um investimento, menor será o seu risco de crédito. Portanto, investimentos com a classificação high grade oferecem baixo risco inadimplência para os seus investidores. Essa classificação é apenas uma das denominações descritas pelo rating de crédito.
O que é o rating de crédito?
O rating de crédito é uma das formas mais utilizadas para classificar investimentos em relação ao seu nível de risco de crédito.
Para fazer essa avaliação, organizações especializadas em risco de crédito utilizam diversos critérios para classificar o grau de confiabilidade que determinado emissor de títulos têm em relação ao pagamento ao investidor.
Com base na avaliação, os investimentos podem ser classificados de AAA, melhor grau de investimento possível, até D, que são os investimentos mais arriscados. Investimentos que são classificados como “AAA”, “AA+”, “AA” e “AA-” podem ser chamados de high grade.
Quais as características de um investimento high grade?
Oos investimentos high grade são aqueles que são considerados de alto grau, ou seja, apresentam baixo risco para o investidor.
Contudo, é interessante entender quais são as características que tornam um investimento de baixo risco.
Títulos do tesouro, por exemplo, são investimentos considerados de baixíssimo risco, principalmente em países com uma economia forte e sólida.
O título do tesouro americano é considerado um dos mais seguros do mundo, já que a chance de inadimplência do governo é muito baixa.
O mesmo pode ocorrer com títulos e investimentos de emissores de extrema confiança.
Algumas características podem ser importantes para passar essa confiança ao investidor.
- Nível controlado de endividamento;
- Consistência temporal;
- Bom histórico de retorno aos investidores;
- Alto nível de capitalização.
Vale a pena investir em ativos High Grade?
No mercado financeiro, geralmente, risco e retorno tendem a caminhar no mesmo sentido.
Investimentos de alto risco oferecem retornos acima da média, enquanto investimentos de baixo risco trazem retornos regulares e/ou baixos.
Os investimentos de alta classificação, por apresentarem baixo risco de crédito, costumam oferecer baixos retornos ao investidor.
No entanto, ter uma segurança sobre os seus recursos investidos pode ser muito interessante.
O investidor de análise fundamentalista deve optar por ativos conservadores e os High Grade podem se encaixar em um dos critérios de escolha.
No entanto, para avaliar se vale a pena investir nessas aplicações, é indispensável analisar a carteira do investidor e verificar se vale a pena adicionar algum ativo com essa classificação.
Esse conteúdo foi útil para entender a classificação High Grade? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.