Suno Artigos

Headcount: o que é essa técnica para otimização de mão-de-obra

headcount

Headcount é uma técnica muito utilizada para o controle de custos como folha de pagamentos. Esse tipo de gasto pode ter impacto significativo em resultados como o lucro bruto de uma empresa em negócios com uso intensivo de mão-de-obra.

Apesar de a apuração do headcount ser bastante simples, o método permite ter uma visão geral sobre a força de trabalho existente em uma companhia.

O que é headcount?

Headcount é uma técnica de administração que tem como princípio acompanhar o número de funcionários dentro da empresa ou alocados em determinados setores. Esse método é útil para controle de gastos com pessoal, como o gerenciamento da folha de pagamentos e obrigações relacionadas, como impostos.

O significado de headcount em português é  “contagem de cabeças”, em uma tradução livre. Dessa forma, o dado resultante da apuração desse indicador é, ao pé da letra, a quantidade de funcionários existentes. Não são levadas em conta, por exemplo, diferenças em termos de jornada de trabalho ou de produtividade.

Como utilizar o headcount

Há vários usos úteis para as informações obtidas com o indicador de headcount. Um deles é a otimização da força de trabalho existente. Dentre os principais usos estão o planejamento de:

Quer entender mais sobre indicadores que influenciam  no desempenho de uma empresa? Faça o minicurso de contabilidade para investidores da Suno.

Quando surge a necessidade de redução de custos, um dos principais pontos a serem olhados é a produção. Afinal, se há capacidade ociosa, pode não fazer sentido para a empresa manter o mesmo número de pessoas trabalhando.

Considere-se como exemplo uma empresa que atue em mais de um segmento e a procura por um dos seus produtos esteja em queda. Enquanto isso, outro destes produtos teve um aumento considerável no número de vendas. Assim, se torna necessário realocar mão de obra. Para isso, é importante que a empresa saiba quantos funcionários estão atuando na produção de cada um destes produtos.

Além disso, só é plausível estabelecer metas possíveis conhecendo as métricas do seu quadro de pessoal. A partir deste dado, a empresa pode desenvolver seu organograma de modo eficiente e enxuto, se for o caso. Além disso, esta ferramenta ajuda a organizar qual é o trabalho que será desempenhado por cada pessoa dentro da organização.

Limitações do método

É preciso ter em mente que esta é uma ferramenta de gestão de pessoas, não de gestão de custos. Assim, é preciso que essas informações sejam combinadas com o planejamento financeiro. Desse modo, é possível fazer o gerenciamento de itens como previsão de gastos em caso de reajuste de salário por dissídio e demissões, por exemplo.

Outro fator é que, dada a sua simplicidade, o headcount não dá pistas, por si só da adequação da mão-de-obra. Dessa forma, a análise da capacidade produtiva deve ser feita alinhada ao plano de negócios da empresa. Assim, é possível desdobrar os objetivos de modo a identificar as necessidades da linha de produção.

Foi possível entender o que é headcount através desse artigo? Caso tenham restado dúvidas, escreva-as nos comentários a seguir.

Sair da versão mobile