Hard Landing é um conceito econômico que representa um recesso após um período de intenso crescimento dentro de um país.
Portanto, entender o hard landing é importante para o investimento de renda variável. Afinal, períodos recessivos podem representar queda significativa no patrimônio dos indíviduos.
O que é o Hard Landing?
Hard Landing é um termo econômico que se traduzido ao português significa pouso forçado. Ele é utilizado para designar um movimento de brusca desaceleração econômica de um país, após um período de intenso crescimento.
É importante, contudo, não confundir Hard Landing com Soft Landing, afinal este último apesar de também ser um movimento de desaceleração é bem mais brando que o primeiro, sendo ele um movimento de lenta desaceleração após um período de rápido crescimento.
O Hard Landing é utilizado como estratégia de políticas monetárias e fiscais de um determinado país, sobretudo para conter a inflação que pode ser gerada por um período de crescimento demasiadamente acelerado.
Quer aprender mais sobre economia? Baixe então o nosso e-book economia para investidores gratuitamente.
Como funciona o Hard Landing?
Durante um determinado tempo, a economia de um determinado país, motivado por alguns incentivos, principalmente o aquecimento da demanda, acaba decolando, atingindo níveis de crescimento bastante elevados.
No entanto, esse crescimento por diversos fatores pode se tornar insustentável, seja pelo endividamento da população que recorreu a financiamentos para aquisição de bens, seja na escassez por parte da oferta que precisará obrigatoriamente aumentar preços.
Por isso, após um período de muito crescimento, em alguns casos pode-se observar o surgimento de um Hard Landing. Esse movimento pode acontecer naturalmente, ou sob medidas do governo.
Como é feito então o seu controle?
Normalmente quando um país se aproxima de um Hard Landing, os bancos centrais tomam medidas para abrandá-lo, procurando manter o controle da inflação e evitar a desaceleração econômica dentro do país.
Nesse caso são desenvolvidas políticas anticíclicas de cunho monetário e fiscal. Por política monetária entende-se a circulação de moedas dentro do país bem como a relação entre oferta e demanda.
Quando a estratégia é expansionista, o governo cria incentivos ao crédito e ao consumo, o que irá gerar um maior crescimento econômico. Sendo assim, o banco central (BACEN) manipula a taxa básica de juros.
Já quando a ideia é contrair a economia, o governo desestimula o crédito aumentando a taxa Selic e diminuindo a emissão monetária.
No caso das políticas fiscais, para se expandir a economia, o governo aumenta os investimentos públicos, o que de certo modo aumenta o seu déficit orçamentário. Para contrair a economia, o caminho é o inverso.
Impactos sociais e econômicos do Hard Landing?
Quando há um Hard Landing na economia o governo pode adotar uma postura expansionista, todavia com cautela para não perder o controle orçamentário.
Isso porque, quando os gastos públicos são maiores que as receitas, a dívida pública tende a aumentar, o que consequentemente fará os juros básicos a serem forçados para cima, acarretando em risco de moratória.
O mesmo acontece com a inflação. Pois em uma economia muito acelerada, a demanda supera a oferta, e com a escassez de produtos vem o aumento de preço. Por outro lado, em uma economia muito desacelerada, há um aumento no desemprego do país.
Portanto, cabe ao governo, encontrar um equilíbrio econômico onde é possível manter o desemprego em baixos patamares e a inflação sob controle.
Foi possível entender o Hard Landing? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia nas redes sociais.