Hang Seng: saiba mais sobre o principal índice da Bolsa de Hong Kong

Pela importância econômica dos países da região, as bolsas de valores asiáticas se encontram entre as mais movimentadas de todo o mundo. Dentre elas, certamente uma das mais relevantes é a Bolsa de Hong Kong, representada pelo índice Hang Seng.

Logo, para quem se interessa no investimento em mercados internacionais, entender como funciona o Hang Seng e como o seu desempenho influencia no comportamento de outras bolsas ao redor do mundo é de fundamental importância.

O que é o Hang Seng?

O Hang Seng, conhecido oficialmente como Hang Seng Index (HSI), é o principal índice da Bolsa de Hong Kong. Ou seja, consiste em um índice ponderado de capitalização de mercado que reúne as maiores e mais importantes empresas que negociam nessa Bolsa.

Uma subsidiária do Bolsa de Hong Kong mantém esse índice desde 1969, o qual visa à liderança do mercado de Hong Kong e cobre, aproximadamente, 65% de sua capitalização de mercado total.

As empresas que fazem parte no Hang Seng estão enquadradas em um dos quatro subíndices:

  1. Comércio e indústria;
  2. Finanças;
  3. Serviços públicos;
  4. Propriedade

WEALTH

Composição do Índice Hang Seng

As principais empresas negociadas na Bolsa de Hong Kong são as seguintes:

  • HSBC Holdings (HKEX:0005);
  • Hang Seng Bank(HKEX:0011);
  • AIA Group (HKEX:1299);
  • CK Hutchison Holdings (HKEX:0001);
  • Hong Kong Exchanges and Clearing (HKEX:0388);
  • Sun Hung Kai Properties (HKEX:0016);
  • Cheung Kong Property Holdings (HKEX:1113);
  • CLP Holdings (HKEX:0002);
  • Hong Kong and China Gas (HKEX:0003);
  • Power Assets Holdings (HKEX:0006).

Hang Seng

Eventos importantes do Hang Seng

Um marco histórico desse índice ocorreu em 14 de junho de 2018. Nesta data, ele caiu mais de 375 pontos, o que representou um percentual de 1,2%.

Esta queda foi devida, especialmente, a questões sobre empréstimos hipotecários, gerando o aumento de taxas de juros.

A queda do índice naquela data também envolveu a perda das companhias imobiliárias Sino Land, Hang Lund Properties e Sun Hung Kai Properties, que caíram, respectivamente, 2,2%, 1,7% e 1,4%.

PLANILHA CONTROLE FIIS

Por que o índice Hang Seng é um dos mais importantes do mercado asiático?

Por ter um alto volume de negociação, causada principalmente por investidores estrangeiros, a Bolsa de Hong Kong é uma das mais  interessantes do mercado atualmente.

Esta Bolsa possui grande parte dos capitais asiáticos e é caracterizada pela alta volatilidade, o que é atrativo para investidores individuais, por exemplo os que utilizam o CFD. Esse tipo de título consiste em instrumentos que oferecem elevado risco de perda de dinheiro em razão da alavancagem.

Por isso, pode-se dizer que o Hang Seng é um dos índices mais importantes no mercado financeiro internacional. Sua relevante está ligada ao fato de ser a China o país que mais cresce hoje em dia em termos de economia.

Ou seja, devido ao fato de Hong Kong se constituir em uma região administrativa importante da China, existem ligações estreitas entre as duas economias. Muitas empresas chinesas, por exemplo, se encontram listadas na Bolsa de Hong Kong.

Embora negociar em índices como a Hang Seng pareça complicado, a Suno pode ajudar você. Logo, se você quer investir no exterior com os melhores resultados e com o suporte de uma equipe altamente qualificada, não perca tempo: baixe gratuitamente o nosso e-book “Investindo no Exterior” e comece a investir no mercado internacional agora mesmo.

 

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
2 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Josué 1 de julho de 2020
    Para começar operar quais são os custos com a corretora, plataforma corretagem e impostos? Qual o valor mínimo para iniciar?Responder
    • Suno Research 2 de julho de 2020
      Bom dia Cada corretora opera com seus custos,já os impostos são os mesmos aplicados para todos. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder