Guardar dinheiro em casa: saiba por que isso não vale a pena
Mesmo sendo considerada uma estratégia ultrapassada, muitas pessoas ainda optam por guardar dinheiro em casa.
Contudo, guardar o dinheiro em casa pode significar uma grande perda de poder de compra graças ao efeito da inflação, principalmente no longo prazo. Por isso é importante o conhecimento de alternativas para assim proteger o patrimônio e ainda buscar retornos sobre o capital.
O que acontece quando você guarda dinheiro em casa?
Por medo, insegurança ou até mesmo por acreditar que é a melhor opção, muitos optam por guardar o dinheiro em casa, de forma líquida.
É verdade que estamos em um país em que é razoável sentir certa desconfiança em relação a algumas instituições financeiras.
Mesmo assim, guardar dinheiro na sua própria casa acaba sendo uma das piores alternativas possíveis, principalmente no Brasil, que teve anos de inflação alta.
A inflação é o aumento geral no nível de preços da economia. Se há inflação e você deixa o dinheiro em casa, ocorre uma perda de poder de compra.
Isso ocorre porque, ao guardar o dinheiro em casa, não há rendimento sobre o capital. Ou seja, enquanto os preços na economia aumentam, o capital permanece constante em valor nominal, mas desvalorizado em valor real.
Assim, é fácil concluir que é imprescindível conhecer melhores opções de onde guardar dinheiro, protegendo seus recursos e buscando bons rendimentos.
Alternativas à guardar dinheiro em casa
Seja por motivos de manter o dinheiro em segurança ou para obter rendimentos sobre o capital, existem diversas alternativas mais vantajosas que guardar o dinheiro em casa.
Dinheiro no banco
Colocar o dinheiro em um banco, por exemplo, é mais seguro do que deixar o dinheiro guardado em casa.
Ao deixar o dinheiro no banco, o acesso a este recurso fica muito mais restrito.
Portanto, para fins de proteger a integridade de um patrimônio, o banco é uma opção mais inteligente do que guardar em casa.
Além disso, se o dinheiro for guardado em uma conta-corrente, estará sujeito a liquidez imediata, ou seja, não há desvantagem em relação a ter o dinheiro em espécie em casa.
Aplicações financeiras
Para preservar o poder de compra e até obter retornos reais positivos, as aplicações financeiras são boas opções.
Existem diversos tipos de aplicações financeiras, para diferentes tipos de objetivos e preferências.
Para quem está buscando proteger o poder de compra e manter uma liquidez relativamente alta, existem várias opções entre os investimentos de renda fixa.
Por outro lado, para uma aposentadoria ou planejamentos de longo prazo, existem várias opções com alto potencial de rentabilidade entre os investimentos de renda variável.
Vale a pena guardar dinheiro em casa?
Como pôde ser analisado, guardar dinheiro no domicílio é raramente é uma boa opção.
Há quem argumente que, em casos de viagem internacional, vale a pena ter guardado em datas próximas à viagem a moeda do país estrangeiro em questão.
No entanto, esta situação é completamente diferente de um acúmulo de dinheiro guardado em casa para o longo prazo.
Desta forma, o dinheiro não estará rendendo, perdendo o poder de compra e ainda exposto a roubos e furtos.
Foi possível saber mais sobre os riscos de guardar dinheiro em casa? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.