A estratégia do growth investing está focada em realizar análise de ações e é uma estratégia utilizada por muitos investidores.
Por isso, é interessante entender mais sobre o growth investing e o funcionamento dessa metodologia.
O que é o growth investing?
O growth investing é uma estratégia focada em investimento em empresas que tem grande potencial de crescimento.
Muitos dessas empresas podem ser negociadas a múltiplos maiores em relação ao seus concorrentes mas investidores optam por essas companhias pensando na sua grande chance de crecer muito.
Como funciona a estratégia de Growth Investing?
Growth investing, de forma muito simplificada, pode ser dito como o investimento em crescimento. Afinal, seu foco é o potencial de crescimento das companhias ao longo dos anos, consequentemente valorização do papel.
É possível listar alguns pontos chaves que são observados no desenvolvimento de um portfólio com empresas de crescimento como:
- ROIC;
- ROE;
- CAGR
- Fluxo de caixa livre.
Em contrapartida, algumas empresas de crescimento podem menos estruturadas e capitalizadas e o risco associado ao investimento será maior.
O próprio Peter Lynch costuma se referenciar como um “Investidor em crescimento a um preço razoável”.
Quais são as diferenças entre Growth Investing e Value Investing?
O Value Investing significa investimento em valor, sendo uma estratégia em que o investidor busca identificar ações negociadas a um preço abaixo do seu valor intrínseco naquele momento.
Portanto, a grande diferença das estratégias é que o growth investing foca em encontrar empresas com grande capacidade de crescimento no futuro e que não precisam estar necessariamente muito descontadas. Por outro lado, o value investing tem o objetivo de encontrar empresas negociadas a um preço descontado no mercado e a múltiplos atrativos.
Muitas vezes o investimento em valor é feito em empresas mais estruturadas e o growth investing é composto majoritariamente por mid, small e microcaps.
Quais as vantagens do investimento em crescimento?
Entre as principais vantagem do growth investing, é possível listar:
- Resultado de longo prazo acima da média;
- Possibilidade de renda passiva;
- Pode ser diversificada com outras estratégias.
Resultado de longo prazo acima da média
Apesar dos riscos envolvidos, é possível que o crescimento das empresas selecionadas através do growth investing realmente se concretize e o investidor consiga retornos acima do índice do mercado.
Isso pode acontecer caso a empresa cresça seus lucros constantemente durante vários anos.
Possibilidade de renda passiva
Uma vez que as empresas cresçam e se desenvolvam com o passar do tempo, é possível que passem a entregar maiores dividendos ao seu investidor.
Esse foi o caso da Apple que veio a pagar dividendos depois de seu amplo crescimento.
Pode ser diversificada com outras estratégias
O investidor pode unir essa estratégia de investimento a outras estratégias em sua carteira de investimentos.
O investidor pode optar por incluir ações de crescimento dentro da sua carteira. No entanto, não deve-se esquecer algumas premissas básicas da análise fundamentalista e comprar uma empresa por qualquer preço.
Esse artigo te ajudou a entender o growth investing? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.