Entenda como calcular o gross up para a rentabilidade de ativos isentos

A contabilidade desenvolveu uma série de estratégias das empresas conseguirem calcular a rentabilidade. Um exemplo, é inserir o gross up no valor do lucro líquido.

O gross up é uma fórmula que apareceu na contabilidade dos Estado Unidos.

O que é gross up?

O gross up é uma estratégia de cálculo que permite descontar o efeito de impostos em valores brutos para se chegar a valores líquidos. Esse método é usado em empresas, para pagamento feitos a altos executivos, e também em investimentos. No último caso, serve para comparar investimentos com rendimentos diferentes, sendo um deles isento de imposto.

Ao tornar um ativo sobre qual incide imposto de renda e outro isento comparáveis, é possível fazer escolhas com base na  rentabilidade dos mesmos. Essa técnica é utilizada por gestores de investimentos. Assim, calcular o gross up pode mostrar, a longo prazo, grandes diferenças no rendimento de aplicações.

No caso de empresas, a prática é mais comum no caso de pagamentos únicos, como em bônus anuais ou cobertura de despesas de realocação. No caso, as partes acertam o valor líquido pretendido. Em seguida, aplica-se o cálculo de modo que o valor bruto necessário para aquele resultado, após descontos de impostos e obrigações, seja alcançado.

Em relação a pagamentos feitos por empresas, existe um instrumento em contratos chamado de cláusula de gross up. Esse recurso especifica que os valores estipulados no acordo são líquidos, ou seja, o que será efetivamente pago.

Quer aprender mais sobre tributação em investimentos? Baixe o e-book sobre Imposto de Renda para investidores.

EBOOK INVESTINDO EM FIIS

Como calcular o gross up

Para se calcular o gross up no caso de pagamentos, pode-se utilizar a seguinte fórmula:

  • Valor bruto = valor líquido/ (1 – impostos)

No caso do cálculo de rentabilidade de investimentos, a fórmula do gross up é:

  • Rendimento com gross up = rendimento bruto / (1- Imposto de Renda)

Em ambos os casos, a taxa deve ser colocada em números decimais.

Deve-se levar em conta que este é um cálculo aproximado, pois existem variações de alíquota de Imposto de Renda conforme o tempo da aplicação. Também, sua incidência pode ser diferente em virtude de regras específicas de cada ativo.

Outro ponto é que a técnica não considera a capitalização do ativo ao longo do tempo. Por isso, é preciso a determinação de um período. O uso dessa fórmula é útil para investidores que possuem uma carteira de investimento com diferentes tipo de ativos.

Por que alguns ativos são isentos?

O governo brasileiro busca incentivar a alocação de recursos de poupança privada em setores específicos, como parte da execução de políticas públicas. Um desses instrumentos de direcionamento de capital é a redução ou isenção de alíquotas em determinados investimentos, tornando-os mais atrativos.

5 AMOSTRAS SUNO RESEARCH

Entre os ativos financeiros não tributados atualmente estão:

Esperamos que você tenha aprendido mais sobre gross up. Caso tenha ficado alguma dúvida, escreva suas perguntas nos comentários abaixo.

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
1 comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Ricardo 22 de junho de 2022
    Ola Tiago, tem certeza que o efeito do gross up para se comparar rendimentos de ativos isentos com ativos tributáveis, é essa formula? No artigo: Rendimento com gross up = rendimento bruto / (1- Imposto de Renda), nao seria: a considerar: Rendimento com Gross Up = rendimento isento / (1 - aliq. IR).Responder