O comércio digital possui diversas ferramentas para que os vendedores ou revendedores possam analisar a saúde de seu empreendimento online. Sendo que o GMV é dessas métricas, inseridas nas plataformas.
Muitas vezes dentro de um ambiente comercial encontramos desafios como: custos altos, despesas, lucros menores que os gastos, receita diminuindo etc. Por isso o GMV é utilizado para identificar a receita gerada e controlar de forma simples os resultados das vendas.
O que é GMV?
O GMV é uma sigla para Gross Merchandise Volume, que significa volume bruto de mercadorias. Ou seja, é uma métrica criada para calcular o volume bruto de mercadorias dentro de plataformas digitais. Também chamados de e-commerce.
O volume total de vendas é dado dólares ou reais. E é calculado sobre um determinado período de vendas. Sendo que o objetivo principal da fórmula do GMV é mapear o desempenho do comércio através dos números apresentados pelas vendas.
Como calcular o GMV?
Existem inúmeras maneiras de efetuar o cálculo do GMV. Mas o cálculo mais simples é começar pelo preço de venda final para o cliente e multiplicar pelo número de produtos vendidos.
Dessa forma, a fórmula do GMV é a seguinte:
- GMV = Preço de venda x Número de produtos;
Exemplo: Um exemplo prático seria se um vendedor tem 10 camisetas à venda na sua loja virtual por 30 dólares cada. Dessa forma, calcular o GMV seria pela seguinte forma:
- 10 x 30 = 300 dólares (número de produtos vezes o preço final ao comprador)
Por fim, essa seria uma fórmula para calcular a receita bruta na pratica. Outra métrica muito utilizada para calcular o GMV é:
- GMV = Número de transações totais x valor médio do pedido (AOV).
Sendo que:
- AOV: são os custos do pedido do cliente.
Quais as limitações do Gross Merchandise Volume?
Para a visão dos especialistas, o volume bruto de mercadoria não oferece muitos dados para o vendedor. Principalmente sobre os custos envolvidos no comércio dos produtos. Portanto, não temos variáveis para calcular, por exemplo: descontos, retornos e como falamos os custos envolvidos.
Ou seja, o resultado desse indicador seria o valor bruto das vendas. Até mesmo em sites famosos no comércio eletrônico como Amazon, não utilizam somente a fórmula do GMV, associam outras variáveis importantes.
Quais indicadores podem ser usados juntamente com GMV?
É importante que o Gross Merchandise Volume combine com indicadores para não esquecermos das variáveis que esse desconsidera na sua fórmula, como:
- Receita;
- Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
- Valor ao longo da vida do cliente (CLV);
- Valor médio do pedido (AOV);
- Receita média por usuário (ARPU);
- Pontuação Net Promoter (NPS);
- Taxa de Conversão;
- Taxa de Churn;
- Valor Líquido da Mercadoria;
Um site famoso que aplica a fórmula do GMV, é o eBay, que utiliza como indicador de desempenho para vendas totais do site e vendas individuais de cada vendedor cadastrado na plataforma.
Apesar de não considerar a receita média dos vendedores e não incluir custos relacionados a vendas individuais e demais deduções, o GMV continua sendo uma fórmula de grande expressão nos relatórios de empresas como Amazon, Ebay e Walmart.
Entretanto, ainda existem várias maneiras de se aprender com as finanças e utilizar outros indicadores além do GMV. Uma delas é fazendo nosso minicurso gratuito sobre “Valuation e precificação de ativos“.