Suno Artigos

GLD: conheça o principal ETF de ouro do mercado americano

gld

O investimento em ouro sempre foi uma alternativa bastante disseminada no mercado financeiro. Porém, o que muitos não sabem é que existem diversas formas de se investir nesse metal. Uma dessas formas é investir em ETFs de ouro — uma classe de ativos que tem como seu principal represante o ETF GLD.

Por ser o maior ETF de ouro do mercado americano, o GLD (SPDR Gold Shares) acaba sendo uma das principais alternativas de investimento em ouro disponível no mercado. Por isso, para os interessados nesse metal, vale a pena conhecer mais a fundo o GLD, seus principais concorrentes e as vantagens e desvantagens relacionadas a esse ativo.

O que é o GLD?

GLD é o ticker de comercialização utilizado na NYSE (New York Stock Exchange) para negociar o fundo de índice SPDR Gold Shares. O ETF GLD tem como seu principal objetivo seguir o preço do ouro (spot) no mercado.

Ou seja, como os demais ETFs são referenciados por um índice, como o BOVA11 segue o índice IBOV, o mesmo acontece com o GLD e os outros ETFs de ouro.

Só que, nesses casos, o “índice” referencial é justamente o preço do mercado de investimentos do ouro.

Além do GLD, existem outros ETFs de ouro, como é o caso do IAU, também na bolsa americana, e como o GOLD11 na B3.

Como funciona o GLD?

A composição GLD simplifica muito a vida do investidor que deseja inserir ouro na sua carteira de investimentos.

Afinal, com um ativo assim, o investidor não precisa reter fisicamente o ouro, estocá-lo para, futuramente, vendê-lo.

Todo esse processo é simplificado através de mecanismos de bolsa de valores.

Para ter parte da rentabilidade da carteira atrelada ao gold spot através do ETF, o investidor deve arcar com uma taxa de administração de 0,4% ao ano.

É válido salientar que o GLD é negociado na bolsa de valores de Nova Iorque. Portanto, para investir no ativo, é necessário ter acesso a uma corretora de valores americana.

No entanto, atualmente, no Brasil, já existe um produto equivalente negociado na B3, que é o ETF GOLD11.

Diferença entre o GLD e IAU

O principal concorrente do fundo é o ETF IAU, gerido pela companhia BlackRock.

No entanto, muitas vezes os investidores, sobretudo aqueles que estão começando, não sabem como escolher entre os dois ETFs.

Basicamente, a diferença entre os 2 ativos está relacionada a dois principais pontos:

A taxa de administração cobrada no IAU é de 0,25% ao ano, enquanto no ETF GLD o valor da taxa chega ao patamar de 0,4% ao ano.

Em contrapartida, o GLD é um ativo mais consolidado que possui uma concentração de ativo e valor de mercado maior.

O IAU pode ser considerado uma opção melhor para quem está começando, já que possui uma menor taxa.

Vale a pena investir no SPDR Gold Shares?

Sem dúvidas, o GLD traz muitas vantagens em relação a compra direta no mercado de ouro como forma de investimento.

Além disso, é possível destacar a vantagem relacionada à diversificação e, até mesmo, estratégias de hedge que podem ser empregadas com a utilização do GLD na carteira de investimento.

No entanto, existem, nacional e internacionalmente, opções que sejam talvez mais rentáveis para o investidor do que o ETF em questão.

O IAU, concorrente no mercado americano, acaba sendo mais vantajoso por apresentar uma taxa de administração de apenas 0,25%.

Até mesmo no cenário nacional, o BOVA11, que apresenta características rentáveis muito similares, cobra uma taxa de administração de apenas 0,30%.

Portanto, apesar de ser um ótimo ativo, podem ser encontrados substitutos mais interessantes para o investidor iniciante. 

Esse artigo te ajudou a entender o ETF GLD? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

Sair da versão mobile