Para que um empreendimento tenha sucesso, ele precisa de uma boa administração. Por isso, um dos profissionais mais importantes dentro das organizações é o gestor financeiro.
A atuação do gestor financeiro pode ser determinante inclusive para que o lucro líquido de uma empresa seja o maior possível.
O que é um gestor financeiro?
Gestor financeiro é o profissional responsável pela administração do dinheiro de um negócio, determinando por qual regime tributário a empresa deve optar, quais gastos podem ser cortados e qual é o melhor caminho para equilibrar as finanças.
Como estas decisões costumam ser tomadas em cima de dados oferecidos pelo setor contábil, é bastante comum que o gestor financeiro ocupe o cargo de CFO (sigla para Chief Financial Officer), também conhecido como diretor financeiro.
Mas nem todo gestor financeiro é um CFO — já que existem outros nomes de cargos para quem desempenha esta função.
O que faz um gestor financeiro?
O trabalho de um gestor financeiro é extenso. Um dos seus primeiros passos é elaborar um planejamento financeiro detalhado e eficaz, partindo da análise dos aspectos comerciais e de produção da empresa.
Para isso, ele precisa conhecer a área na qual a companhia atua, bem como o seu funcionamento interno. Somente desta maneira ele poderá fazer as escolhas adequadas para reduzir custos e otimizar processos.
Afinal, sem entender as necessidades do negócio, é difícil tomar decisões eficientes. Em vez disso, o risco é prejudicar a empresa em vez de ajudá-la.
Outro ponto fundamental é a elaboração de um planejamento tributário eficiente, já que esta escolha pode afetar consideravelmente os custos da empresa com impostos e contribuições.
Vale lembrar que há limitações neste sentido, uma vez que há empresas obrigadas ao Lucro Real, não podendo ser tributadas em outros regimes. E, dependendo do lucro anual da empresa e do seu porte, ela também não pode ingressar no Simples Nacional.
Outro ponto importante é determinar um orçamento para cada setor, controlando ganhos e gastos, a partir dos relatórios gerados pelo setor contábil e administrativo, que compõem a área financeira do empreendimento.
Por isso, um gestor financeiro é conhecido por ser responsável pela área de controle da empresa.
Para compreender melhor sobre este profissional e os impactos de suas ações no mercado, conheça o e-book gratuito da Suno Research sobre Economia para Investidores.
Quem pode ser CFO?
Para atuar como gestor financeiro, um profissional precisa atender a alguns requisitos como:
- Experiência considerável na área financeira;
- Compreensão de dados financeiros;
- Capacidade de tomada de decisão estratégica;
- Conhecimento da área fiscal.
Por causa das características do seu trabalho, é bastante comum que este trabalho pode ser feito por um contador.
No entanto, profissionais graduados em Administração e Economia ou até a Engenharia, por exemplo, também podem desempenhar esse papel. Desde que atendam às exigências da função.
Nas micro, pequenas e médias empresas, este trabalho é desenvolvido (na maioria das vezes) por um gerente financeiro. Este, apesar de não ser um dos diretores do negócio, possui uma grande responsabilidade.
Foi póssivel saber mais sobre o gestor financeiro? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.