Uma carteira de investimento guiada por uma eficiente gestão patrimonial é o melhor caminho para a construção de fortunas.
Por isso, para quem investe, sobretudo com a análise fundamentalista, entender o que é e como funciona a gestão patrimonial é fundamental.
O que é gestão patrimonial?
A gestão patrimonial, internacionalmente conhecida como wealth management, é um serviço que profissionais oferecerem para administrar bens de indíviduos.
Basicamente, a gestão patrimonial oferece, simultaneamente, serviços de planejamento, consultoria e gestão de investimentos para os seus clientes, com o foco no desenvolvimento consistente de fortunas.
A gestão de patrimônio é serviço especializado, normalmente contratado por clientes com alta renda ou com um grande patrimônio desenvolvido.
Para que serve a gestão patrimonial?
Muitas pessoas têm uma renda altíssima, derivada muitas vezes do trabalho ou do empreendedorismo.
No entanto, apesar de grandes recursos, muitos não têm o conhecimento e experiência necessária para gerir seu patrimônio e transformá-lo, de fato, em uma grande fortuna.
Por isso, o wealth management é muito eficiente para a gestão de fortunas, contando com planejamentos e ideias personalizadas para cada tipo de cliente.
Portanto, o objetivo da gestão patrimonial é que uma pessoa de alto patrimônio concentre todas suas necessidades financeiras em um só ambiente, contando com profissionais para diversos serviços essenciais, como:
- Gestão de investimentos (monitoramento e desenvolvimento da carteira);
- Planejamento familiar e sucessório;
- Consultoria financeira;
- Gestão de riscos;
- Assessoria jurídica, contábil e fiscal;
- Entre vários outros serviços relevantes para a vida financeira do cliente.
Qual a função do gestor de patrimônio?
O gestor de patrimônio é o profissional qualificado para realizar o controle patrimonial de terceiros.
Assim, logo quando contratado, o gestor de patrimônio desenvolve um plano para desenvolver os recursos do seu cliente.
Para este fim, é feita uma vasta análise com base na situação financeira do cliente, levando em consideração seus objetivos de curto e longo prazo, assim como o seu nível de tolerância ao risco.
A partir disso, o gestor passa a acompanhar cada passo do seu cliente, atualizando metas, revisando e reequilibrando a carteira de investimentos.
Além disso, a gestão patrimonial conta com a consultoria tributária, assessoria jurídica, entre outros serviços complementares para que o cliente tenha o mínimo de “dor de cabeça” possível em relação às suas finanças.
Portanto, o grande objetivo do gestor é um amplo atendimento do seu cliente, cuidando da sua vida financeira em todos os âmbitos possíveis.
Vantagens da gestão patrimonial
Portanto, é possível listar várias vantagens que o investidor de alta renda pode obter ao contratar um serviço qualificado de wealth management, como:
- Minimização de diversos dispêndios financeiros e acesso às melhores alternativas de investimento, alinhados ao próprio perfil de investidor;
- Gestão patrimonial de investimentos conduzidas por profissionais de maior grau de qualificação no mercado;
- Reavaliação contínua de resultados, com restruturação da carteira e monitoramento de riscos;
- Assessoria em diversas áreas ligadas ao patrimônio do investidor, como a área fiscal, contábil e jurídica.
Logo, é possível concluir que o serviço de gestão patrimonial é um dos mais completos para quem pretende desenvolver um grande patrimônio e assegurar essa fortuna por um longo prazo.
Esse artigo te ajudou a entender o que é gestão patrimonial? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.