Conhecimento é poder. A expressão deixa evidente a importância que a educação e a informação exercem no desenvolvimento de habilidades de cada um de nós. Quem tem informação sabe, por exemplo, onde deve investir dinheiro. Dessa forma, a gestão do conhecimento se torna fundamental.
Empresas podem se beneficiar muito com a gestão do conhecimento. A partir do momento em que toda a informação produzida é organizada e repassada, as falhas de comunicação deixam de existir e o planejamento estratégico ocorre de forma mais eficiente.
O que é gestão do conhecimento?
Gestão do conhecimento é o processo de descobrir, criar, capturar, mapear, distribuir e usar determinado saber de um grupo específico. Isso deve ser feito de forma efetiva. Para tanto, o conhecimento precisa ser facilmente identificado e encontrado.
Essa expressão foi criada pelo estudioso de administração Peter Drucker na década de 1990. De forma mais simples, a gestão do conhecimento tem como principal objetivo evitar que tudo que é produzido e pensado dentro de uma empresa seja perdido ou armazenado apenas por poucas pessoas.
Qual a importância da gestão do conhecimento?
Todos os dias, funcionários se aposentam ou deixam seus empregos. Durante o período em que trabalharam, eles certamente criaram procedimentos, hábitos e formas de organização. Caso esse conhecimento não esteja devidamente guardado pode se perder para sempre.
Garantir que o conhecimento possa ser transferido entre as gerações de colaboradores é uma forma de fazer uma empresa crescer e prosperar.
A gestão do conhecimento nas empresas é tratada de forma multidisciplinar. O setor envolve profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Comercial, entre outras.
Isso ocorre porque, no fim das contas, a gestão de todo o conhecimento de uma empresa tem a ver com a relação que ela estabelece com seus funcionários. Quando as informações são organizadas e revistas, os trabalhadores ficam à vontade para compartilhar o que sabem.
Com a conservação do conhecimento, aparecem oportunidades de aperfeiçoar resultados. Isso ocorre mantendo as práticas positivas em funcionamento e atualizando métodos de acordo com a necessidade.
Como funciona a gestão do conhecimento?
Para que o conhecimento circule em uma organização, ações devem ser desenvolvidas com esse objetivo. As principais são:
- Avaliação: análise da própria empresa e da concorrência, buscando saber quais as diferenças e afinidades. Deve-se desenvolver um plano de ação e indicadores de desempenho
- Fóruns de discussão: criação de espaços para compartilhamento de ideias experiências
- Gerenciamento do conteúdo: criar formas de catalogar e indexar tudo que é produzido durante o fluxo de trabalho.
- Gestão dos documentos: automatizar e facilitar o acesso a documentos
- Mapeamento das competências e processos: identificar o perfil de cada funcionário e mapear todo o processo produtivo.
Seguir esses pontos é uma forma de valorizar o histórico de uma empresa e, ao mesmo tempo, possibilitar que inovações sejam incluídas.
A gestão do conhecimento também pode ser aplicada para o conhecimento pessoal. E isso pode ser bastante útil na hora de escolher um investimento. Se você pretende fica por dentro desse assunto, faça agora mesmo o curso Manual do Novo Investidor. O livro é gratuito.