Gamificação: como funciona no mercado de investimentos?

Estratégias de gamificação vêm sendo amplamente utilizadas para atrair e reter usuários em plataformas de negociação e educação financeira em relação ao mercado de ações, de fundos de investimento e, até, de renda fixa.

Após ser utilizada e verificada como um recurso extremamente eficiente em diversos outros setores, a gamificação cresce e se torna cada vez mais adotada por companhias do mercado de investimentos.

O que é gamificação?

Gamificação são recursos, normalmente extraídos de jogos, utilizados por diversos segmentos para manter seus usuários e/ou clientes engajados.

Portanto, a prática recebe esse nome justamente por ter origem na lógica dos jogos (games).

Os jogos são extremamente cativantes, mantendo seus usuários engajados por muito mais tempo que várias outras atividades.

A lógica da gamificação dos investimentos é justamente trazer esses elementos de engajamento característicos dos jogos para recursos e plataformas de investimento.

?UTM_CAMPAIGN=_SNC51F78254_V1

Como funciona a gamificação nos investimentos?

O mundo de investimentos é visto como inacessível por muitos que possuem pouca familiaridade com o tema.

Por isso, uma experiência de uma plataforma gamificada pode ser muito útil para a introdução da pessoa ao mercado e à educação financeira.

No Brasil, por exemplo, os pioneiros exemplos de gamificação são os casos da Warren e a EasyInvest.

Em ambos os casos, a gamificação gera algumas interações com os usuários das plataformas, geralmente incentivando-os a atingir objetivos e resultados.

Essa estratégia tem por fim “encaminhar” o resultado para algum fim, seja investir em determinado ativo ou conhecer algum fundo de investimento, através da educação e preparação das habilidades que são pré-requisitos.

Vantagens da gamificação

Gamificação é uma estratégia que traz algumas vantagens, tanto na perspectiva do cliente como na perspectiva do negócio que aplica o recurso da gamificação.

Entre as principais vantagens da gamificação, é possível listar:

  • Maior engajamento de usuários;
  • Aprendizado natural.

Maior engajamento de usuários

O público de jogos é um dos mais fiéis, consumindo com mais recorrência e duração produtos desse mercado em detrimento dos demais.

Por isso, ao utilizar uma estratégia gameficando investimentos, os usuários, sobretudo jovens, tendem a despender muito mais tempo utilizando os recursos relacionados ao produto do que gastariam sem existir uma estratégia lúdica.

Por isso, a gamificação no setor financeiro pode ser uma estratégia responsável por reter e educar diversas pessoas no mercado financeiro.

Aprendizado natural  

Do ponto de vista do consumidor, ao se deparar com jogos de gamificação, na sua plataforma de investimento, o aprendizado sobre os conteúdos e processos relacionados ao mercado se tornam muito mais naturais.

Isso porque o investidor não irá encarar o momento como um momento de estudo, mas sim um momento de atingir objetivos para alcançar prêmios dentro da plataforma.

Portanto, a estratégia torna o aprendizado, assim como a prática do ato de investir, um processo muito mais natural, consequência não só da necessidade do investidor, mas como processo de continuidade no “jogo”.

?UTM_CAMPAIGN=_SNC51F78254_V2

Riscos da gamificação

Por outro lado, também é possível listar alguns riscos relacionados à estratégia, sobretudo quando focamos no exemplo do mercado financeiro.

  • Diminuição da percepção de risco;
  • Uso exagerado.

Diminuição da percepção de risco

A estratégia de gamificação tira o “peso” da seriedade relacionada aos investimentos, o que pode diminuir a percepção de risco do investidor.

Isso pode ser arriscado se o investidor começar a ter um padrão de investimentos de risco mais elevado do que eu seu próprio perfil de investimentos.

Por isso, é importante que o investidor sempre se lembre que, apesar da gamificação, é preciso encarar com seriedade a construção e manutenção do seu patrimônio.

Uso exagerado

Além disso, o usuário pode utilizar de forma exagerada o aplicativo por conta do design de game, já que jogos podem ser muito viciantes.

Por isso, é importante se lembrar do objetivo original do aplicativo e focar nas atividades produtivas, não deixando um recurso educacional eficiente atrapalhar em outras atvidades de valor.

Esse artigo te ajudou a entender mais como funciona a gamificação nos investimentos? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

?UTM_CAMPAIGN=_SNC51F78254_V3

ACESSO RÁPIDO
Tags
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *