Fundo de Ouro: entenda o que é e como investir nesse ativo
Existem no mercado diversas formas de investimento em renda fixa e variável, sendo o Fundo de Ouro uma delas.
O Fundo de Ouro é um investimento que apesar da sua alta volatilidade é procurado por alguns investidores que querem diversificar o seu capital.
O que é o Fundo de Ouro?
O Fundo de Ouro é um fundo de investimentos, no qual um investidor adquire maior parte da alocação em ativos atrelados ao ouro.
Essa é uma das maneiras mais práticas e simples de se investir em ouro. Por ser uma commodity negociada em dólar, a rentabilidade não só varia com a valorização ou desvalorização do ouro, mas também da moeda americana.
Como funciona o Fundo de Ouro?
O investimento nesse fundo deve ser feito por meio de uma corretora que ofereça essa alternativa para os seus clientes.
Com o capital alocado dos sócios do fundo, os gestores compram a commodity no mercado e a perfomance do fundo costuma acompanhar o desempenho dessa metal precioso.
Vale ressaltar que cada fundo pode realizar uma estratégia específica e por esse motivo o fundo pode ter um retorno maior ou menor que a commodity.
Quais as características de um fundo de investimento em ouro?
A principal característica dos fundos de investimento em ouro é que eles são muito parecidos com quaisquer outros fundos de investimento.
Dessa maneira, o investidor adquire uma cota, sendo que a gestão do fundo é feita pelo gestor responsável, que é remunerado por meio de uma taxa de administração.
Tipos de Fundos de Ouro
Existem basicamente três tipos de fundo em ouro disponíveis no mercado, sendo eles:
- Fundo de Ouro em real;
- Fundo de Ouro em real + CDI;
- Fundo de Ouro + Dólar.
Fundo de Ouro em Real
No fundo de ouro em real o investimento não fica vulnerável à oscilação do dólar, sendo que a exposição do investidor se resume na valorização ou desvalorização do ouro e do contrato futuro.
Fundo de Ouro em Real + CDI
Já o Fundo de Ouro + CDI tem por objetivo alcançar melhores resultados com a variação do ouro, adicionando a rentabilidade do CDI.
Fundo de Ouro + Dólar
Por fim, o Fundo de Ouro + dólar tem por objetivo a aplicação no ouro em dólar.
Um desses fundos é o Orama Ouro FIM que teve uma rentabilidade de 240% no ano de 2020.
Quais as vantagens e desvantagens do Fundo de Ouro?
A principal vantagem dos fundos que investem em ouro é que com o tempo as barras de ouro se mostram como um importante reserva de valor.
Por conta disso, o ativo costuma apresentar muita volatilidade, visto que os investidores costumam migrar para reservas de valores para se proteger das oscilações do mercado.
Além disso, esse tipo de fundo não gera renda passiva, sendo que a aposta é apenas na valorização da commodity.
Como última desvantagem do ouro, muitos apontam para falta de geração de caixa. Por ser simplesmente uma reserva de valor ou moeda de troca, ela não é um ativo gerador de valor e muitos investidores optam por ficar fora dessa modalidade.
Como investir no Fundo de Ouro?
Para investir neste fundo de investimento é preciso primeiramente escolher uma corretora que ofereça essa opção para os seus clientes.
Depois é necessário escolher o fundo de acordo com as estratégias de investimentos. Feito isso, é preciso considerar a porção da carteira de investimentos que se deseja destinar a essa classe de ativo, procurando sempre a diversificação para a minimização do risco.
Foi possível entender o que é o Fundo de Ouro? Então deixe o seu comentário, sugestão e compartilhe este artigo nas redes sociais.