Front Office: o que é e qual a diferença entre back office?

Em geral, em todos os tipos de empresa, inclusive as do mercado financeiro, possuem colaboradores no front office e back office.

O front office é fundamental para o funcionamento e desenvolvimento de novos negócios que geraram receita e, portanto, financiaram as atividades da companhia.

O que é front office?

Front office é a equipe de colaboradores de uma empresa que atua na linha de frente diretamente com os clientes do negócio.

São vários os setores de um negócio que precisam lidar com os clientes, desde a pré-venda ou pós venda dos produtos e/ou serviços ofertados pela companhia.

Portanto, é possível concluir que essa área é muito ampla, possibilitando o acesso de diferentes tipos de profissionais.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Quais são as funções de um profissional do front office?

As funções de um profissional de linha de frente variam muito a depender do tipo de companhia que o profissional trabalha.

Afinal, um profissional de linha de frente de uma empresa hospitalar, por exemplo, exerce uma função muito distinta da de um profissional de uma empresa do ramo de e-commerce.

No entanto, há um certo ponto que esses profissionais compartilham, ou seja, são responsáveis por lidar diretamente com os clientes.

No caso de uma empresa hospitalar, o médico, o enfermeiro e até mesmo a recepcionista fazem parte da equipe do front office. Em um e-commerce, os vendedores, costumer service, por exemplo, atuam diretamente com os clientes do negócio.

Nesse sentido, as principais funções dos profissionais da linha de frente no mercado financeiro são:

  • Gestão de portfólio;
  • Prospecção e contato com possíveis clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas;
  • Fornecer informações relevantes para o middle e back office;
  • Acompanhar o mercado financeiro e as oportunidades conjunturais;
  • Atividades relacionadas a marketing e publicidade da companhia.

Qual a diferença entre front office e back office?

Se por um lado o front office são as atividades e funções que lidam diretamente com os clientes da empresa, o back office tem uma atuação muito mais direcionada aos processos e estrutura interna da companhia.

O back office é uma área que garante um bom funcionamento da operação da empresa ao cuidar dos detalhes internos.

Portanto, o back office compete a todos os profissionais que prestam serviços indiretos, isto é, não necessariamente relacionados à atividade principal da empresa.

É fundamental que o front office e o back office atuem de forma conjunta para garantir o bom desenvolvimento e consolidação da empresa.

EBOOK 10 LIVROS

Como trabalhar na linha de frente do mercado financeiro?

O front office do mercado financeiro é composto por profissionais que devem lidar diretamente com os clientes, que normalmente são justamente os investidores.

Portanto, para lidar com investidores, seja assessorando-os ou na gestão de um fundo, é preciso um grande nível de qualificação do profissional.

Grande parte das profissões que englobam o mercado financeiro, sobretudo as que o profissional atua diretamente com clientes, demandam certificações.

Por exemplo, para ser gestor qualificado de um fundo de investimento, o profissional deve obter o CGA (Certificação de Gestores ANBIMA).

Portanto, para trabalhar no front office do mercado, o profissional deve se especializar dentro da sua área de foco, buscando o maior nível de certificação e estudo possível.

Esse artigo te ajudou a entender o que é front office? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
Tags
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *