O formulário de referência é um documento que todas as companhias abertas listadas em bolsa devem apresentar aos seus acionistas. Ele deve oferecer informações relevantes sobre seus negócios.
Nas informações do formulário de referência constam dados que são usados por investidores que seguem o método da análise fundamentalista no processo de alocação em ativos.
O que é o formulário de referência?
Formulário de referência é um documento obrigatório disponibilizado pelas companhias abertas ao mercado. Esse formulário tem como intuito fornecer aos acionistas um panorama geral da empresa, segundo normas padronizadas.
O documento é uma das informações exigidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e deve ser atualizado anualmente pelas empresas de capital aberto.
Assim como as informações trimestrais que constam nas Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP), o formulário de referência é uma iniciativa criada para uniformizar as informações disponíveis aos investidores. Regular o mercado financeiro é uma das funções para que serve a CVM.
O que há no formulário de referência?
Existem diversas informações contidas no formulário de referência. As principais são:
- Histórico da empresa;
- Segmento em que atua;
- Produtos;
- Responsáveis pela administração e membros do conselho;
- Política de remuneração;
- Organograma dos acionistas;
- Fatores de risco;
- Gerenciamento e política de mitigação de riscos.
Esses itens são divididos em capítulos e podem ser acessados através do site da CVM ou no portal de relações de investidores de cada empresa. Para acessar o portal de uma companhia específica, basta realizar uma pesquisa no buscador com o nome da mesma mais a palavra “ri”.
Exemplo: Cielo (CIEL3) ri
Baixe agora o nosso e-book gratuito e aprenda como analisar uma ação.
Como utilizar o formulário?
Para o investidor, uma das prioridades deve ser entender o funcionamento da empresa na qual pretende aplicar. O formulário de referência é um dos documentos adequados para isso.
Com as diversas informações contidas nele, o investidor pode conhecer detalhes do negócio, como sua história e como ela se posiciona no mercado.
Além disso, o documento ainda oferece os riscos presentes para o futuro e como a empresa está trabalhando para mitigá-los. Isso pode oferecer ao investidor uma consciência maior do risco que ele está correndo ao se tornar acionista daquela companhia.
Por fim, o formulário também apresenta os principais fatores que podem impulsionar o crescimento da empresa. Isso é importante de acordo com os fundamentos do investidor de valor, para que entenda o potencial de aumento de lucros da companhia a longo prazo.
Cuidados ao analisar empresas
O formulário de referência é importante. Contudo, vale ressaltar que ele não deve ser a única informação a ser consultada antes da compra de um ativo. Por ser um documento produzido pelos próprios funcionários da empresa, o arquivo pode fornecer uma visão parcial sobre como ela funciona.
Assim, é importante que o investidor consulte outras fontes de informações para que ele tenha outras perspectivas da empresa.
Foi possível conhecer melhor o formulário de referência? Envie suas dúvidas nos comentários abaixo.