Muitas pessoas acabam chegando no final do mês sem dinheiro sequer para comprar o básico. Mas é possível através de um bom planejamento financeiro ter uma folga financeira todo mês.
No entanto para ter uma folga financeira é preciso ganhar mais. Isso nem sempre é verdade, pois com bastante planejamento é perfeitamente possível fazer o dinheiro sobrar no final do mês.
O que é folga financeira?
Folga financeira é ter um uma sobra de dinheiro todo mês. Em outras palavras, é equilibrar o orçamento para que as entradas de recursos mensais sejam sempre maiores do que as saídas.
Ter uma margem de segurança é demasiadamente importante, tanto para o equilíbrio financeiro quanto para o equilíbrio emocional de uma pessoa.
No entanto, muitas pessoas acabam acreditando que é muito difícil conseguir uma folga financeira.
Dica 1 – Faça um controle mensal das entradas e saídas
O primeiro passo para começar a ter uma folga financeira no orçamento é controlar as entradas e saídas de dinheiro no mês.
Isso quer dizer, que a pessoa deverá, através de um controle financeiro pessoal, apurar exatamente o que ganha e o que gasta. Por meio desse controle é possível inclusive cortar gastos.
Pois tendo todos os gastos na ponta do lápis é possível ver onde se gasta desnecessariamente. E, desse modo, fica fácil de fazer um planejamento procurando poupar uma parte dos nossos ganhos.
Quer melhorar o orçamento familiar? Então conheça nossa planilha Suno de Orçamento Familiar.
Dica 2 – Evitar as compras por impulso para ter mais folga financeira
Uma outra dica importante para sobrar mais dinheiro no final do mês é evitar as compras por impulso.
Nesse sentido, sempre antes de realizar uma compra é interessante realizar a pergunta se aquele produto ou serviço é realmente necessário
Dica 3 – Evitar as compras a prazo
Um dos maiores vilões do gastos mensais é a compra a prazo. Pois, quando se compra hoje para pagar no futuro é possível que ocorram imprevistos que impeçam o pagamento.
Por isso, uma das maneiras para começar a alcançar a folga financeira no mês é evitar as compras em crediários e a prazo. Isso inclusive, dará um maior controle sobre o orçamento doméstico e sobrará mais dinheiro no final do mês.
Dica 4 – Guarde sistematicamente uma parte do que ganha para ter mais folga financeira
Para ter uma maior segurança financeira, é preciso todo mês guardar uma parte do salário. Nesse ponto, é possível realizar uma divisão sendo uma parte para reserva financeira e uma parte para reserva de emergência.
A reserva financeira pode ser aplicada em ativos que não precisam tanto de liquidez e sim de mais rentabilidade. Já a reserva de emergência pode ser aplicada em algum fundo de renda fixa de resgate automático, pois ela poderá ser usada a qualquer momento.
Conseguindo fazer esse planejamento, certamente em um determinado período de tempo, se tem uma folga financeira muito maior.
Dica 5 – Buscar alternativas de aumentar o rendimento
Para finalizar, uma outra possibilidade é buscar alternativas de aumentar os ganhos no mês. E isso pode vir através da renda extra. Hoje com o avanço tecnológico há inúmeras maneiras de se conseguir uma renda extra mensal.
Por meio das redes sociais, é possível ganhar dinheiro respondendo pesquisas, divulgando produtos, escrevendo, desenhando. Enfim, as possibilidades são imensas. Basta saber correr atrás e claro, guardar sempre esse dinheiro extra.
Foi possível saber mais sobre folga financeira? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.