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Filial: o que é e como funciona essa unidade do negócio?

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Grande parte das empresas buscam estratégias para expandir os negócio e maximizar a lucratividade. Nesse sentido, a abertura de uma filial pode ser uma forma de alcançar esse objetivo.

Assim, independente tipo de empresa, é essencial conhecer os processos relacionados a abertura de uma filial e avaliar se vale a pena fazer.

O que é filial?

Filial é uma nova unidade de uma empresa, que segue as regras e diretrizes de uma sede ou matriz. Assim, a abertura pode ser feita como uma estratégica de crescimento da marca. Logo, o projeto nasce com uma finalidade específica como, por exemplo, a expansão do negócio.

Esta relação fica clara ainda mais clara ao observar o significado de filial, que é traz a ideia de dependência e subordinação a algo ou alguém.

Dessa forma, um dos objetivos de uma filial é atender a demanda de um determinado público ou localidade, como a necessidade de estar mais de perto o mercado de outro estado, cidade ou país.

Como funciona uma filial?

As filiais são os braços da empresa instituídos visando atender um determinado público ou localidade. Desse modo, muitas vezes, este processo pode exigir adequação a demanda do mercado local.

Isto fica claro nas lanchonetes do McDonald’s, que mantém um padrão de identidade visual e na qualidade e sabor dos seus lanches. Porém, cria um sanduíche específico para cada país, adequado ao gosto da população local.

Na Índia, a população aprecia comidas picantes e sentem muita falta do tempero nas comidas que não levam o ingrediente. Logo, percebendo esta necessidade, a marca criou uma opção que atenda a esta exigência do paladar local.

Qual a diferença entre matriz, franquia e filial?

É importante ressaltar que existem diferenças entre cada modalidade de negócio como matriz, franquia e filial.

Enquanto a matriz é a sede da empresa, na qual se concentram as principais atividades da companhia, a filial é um posto aberto pelo próprio negócio em outro local.

A franquia, por sua vez, é aberta por terceiros, através de um sistema de venda de licença. Este processo é feito por meio de uma relação contratual, que permite o uso de uma marca e produtos, visando a lucratividade do negócio.

Abrir uma franquia demanda custos, que são bancados pelo empresário interessado em abrir a franquia (o franqueado) e não pelo dono da marca (franqueador).

Na maior parte das vezes, as franquias apresentam determinadas exigências como a contratação de fornecedores e materiais, o que pode tornar o processo mais dispendioso.

Além disso, o balanço patrimonial desta franquia em si deve ser responsabilidade do fraqueado.

Quais as vantagens e desvantagens de abrir uma filial?

Uma filial de empresa permite que empresa alcance um novo público, que pode representar um ganho de capital substancial para a companhia. Entretanto, como todo negócio, existem vantagens e desvantagem na abertura desse empreendimento.

Dessa maneira, as principais vantagens de uma filial são:

Em geral, as empresas utilizam as filiais para expandir os negócios e assim alcançar um mercado. Dessa forma, como se a marca já for consolidada, fica mais fácil alcançar o objetivo desejado.

Além disso, a equipe da filial será gerenciada diretamente pela empresa, que exigirá uma padronização nos processos e atendimento.

Por outro lado, as principais desvantagens de uma filial são:

Logo, cada empresa precisa entender qual relação faz mais sentido dentro da sua concepção de negócios, para escolher entre a abertura de filiais ou franquias. Essa escolha pode ser fundamental no desenvolvimento e lucratividade do negócio.

Quem tem dúvidas sobre o funcionamento de uma filial, pode deixá-las nos comentários!

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