O termo renda urbana nasceu há poucos anos e tem se popularizado na indústria de fundos imobiliários, assim como nas preferências de investidores.
Mas no que exatamente um fundo desse tipo investe?
Podemos resumir um FII renda urbana em um fundo de tijolo que investe em imóveis em grandes centros urbanos, como supermercados, lojas, restaurantes, lojas de construção, agências bancárias, faculdades, laboratórios, entre outros.
Alguns dos inquilinos que podem ser encontrados nesses fundos são: Pão de Açúcar, Delboni Auriemo, Assaí, Decathlon, Itaú, Santander, Caixa, Lojas Pernambucanas e vários outros.
Você notará que esse tipo de imóvel costuma ser bem localizado, em áreas com um alto adensamento populacional e que não apresentam muitos terrenos disponíveis para construção de novos imóveis.
Essas características tornam esse tipo de imóvel mais líquido, o que significa que há uma maior busca por esse perfil de ativo, porém cria um potencial de valorização no longo prazo.
No entanto, você ainda pode encontrar nesse tipo de fundo alguns galpões e pequenos escritórios, se fizerem sentido para a estratégia do fundo, reforçando a característica híbrida dessa classe de fundo imobiliário.
Olhando para a nossa indústria atual, ainda são poucas as opções de fundos nesse setor, sendo que apenas quatro apresentam um grande porte. Abaixo, você pode observar a lista das opções atuais e alguns indicadores:
Caso queira aprender mais sobre FIIs de renda urbana, recomendamos uma aula que fizemos sobre o assunto recentemente no YouTube. Clique aqui para conferir.