FED: Saiba o que faz o Federal Reserve Bank, o banco central dos Estados Unidos
Você talvez não saiba mas o FED possui um grande impacto sobre toda a economia mundial.
Através do uso da política monetária, o FED impacta como os investidores se comportam inclusive no Brasil.
O que é o FED?
O FED é o banco central norte-americano. Como a economia americana é a maior do mundo, todos os investidores prestam atenção às decisões do banco central americano, já que elas influenciam toda a economia mundial.
São 5 as principais funções do Federal Reserve Bank, são elas:
- Conduzir a política monetária americana
- Manter a estabilidade do sistema financeiro nacional dos Estados Unidos
- Supervisar e regular as instituições financeiras
- Gerir o sistema de pagamentos
- Promover o desenvolvimento sustentável da economia
Embora se assemelhe com o Banco Central brasileiro, o Bacen, o FED possui algumas distinções.
Uma das principais distinções é a presença de bancos privadas no governança do FED, fato que gera inclusive críticas por parte de algumas pessoas.
A outra diferença é que o FED possui o seu braço de títulos em uma instituição separada, o FOMC, “Federal Open Market Comitte”.
O FOMC é o braço do Federal Reserve Bank que atua na compra e venda de títulos, exercendo assim a política monetária.
Qual é o significado de FED?
O FED, ou Federal Reserve Board em inglês, é o banco central dos Estados Unidos. Essa instituição tem como principal responsabilidade gerenciar a economia americana e manter a estabilidade da moeda nacional, o dólar. Em português, o nome do FED é traduzido como Sistema de Reserva Federal.
Qual a composição do FED?
O FED, ou Federal Reserve Board em inglês, é composto por três pilares centrais que trabalham em conjunto para garantir a estabilidade financeira dos Estados Unidos. Em ordem hierárquica, são eles: o Federal Reserve Board of Governors, o Federal Reserve Banks e o Federal Open Market Committee (FOMC).
O Federal Reserve Board of Governors é a mesa diretora do FED e é responsável pela tomada de decisões importantes para a economia americana. Seus integrantes são nomeados pelo executivo dos EUA e contam com mandatos de 14 anos para garantir independência política na condução das atividades.
Já o Federal Reserve Banks é composto por 13 unidades do FED, incluindo a sede em Washington. Essas unidades oferecem serviços bancários para os bancos comerciais, como distribuição de moeda e empréstimos para instituições financeiras.
Por fim, o Federal Open Market Committee (FOMC) é o comitê responsável por conduzir a política monetária do FED. O FOMC decide, por exemplo, sobre a taxa de juros e as operações de compra e venda de títulos do Tesouro dos EUA para influenciar a economia e manter a estabilidade financeira do país.
Quais as funções do FED?
O Federal Reserve Board (FED) é a instituição responsável por diversas atribuições que visam garantir a estabilidade da economia dos Estados Unidos. Dentre as principais funções do FED, podemos citar:
- Administrar a política monetária dos EUA, ou seja, controlar a quantidade de moeda em circulação e as taxas de juros para estabilizar a economia;
- Promover a estabilidade do sistema financeiro estadunidense, garantindo a saúde das instituições financeiras do país e a confiança dos investidores;
- Fazer a impressão da moeda nacional – dólar – e controlar sua distribuição;
- Promover a segurança e eficiência do sistema de pagamento e liquidação, garantindo que as transações financeiras sejam feitas de forma segura e rápida;
- Promover a proteção e o desenvolvimento do consumo na sociedade, buscando garantir que o sistema financeiro atenda às necessidades da população;
- Estabelecer e manter as melhores taxas de juros para a economia do país, ajustando-as de acordo com a conjuntura econômica;
- Desempenhar as políticas econômicas, perante a comercialização de títulos públicos, ajudando a financiar o governo federal e controlar a dívida pública.
Essas atribuições são essenciais para manter a estabilidade da economia norte-americana e garantir o crescimento econômico sustentável do país.
Como o FED impacta a economia brasileira e mundial
Existem 3 formas principais com as quais o Federal Reserve Bank impacta toda a economia mundial, são elas:
- Compra e venda de títulos
- Taxa de juros
- Taxa de desconto
Compra e venda de títulos
Através da compra e venda de títulos o banco central americano pode afetar a quantidade de moeda disponível na economia.
Por exemplo, suponha que o FED passe a comprar títulos disponíveis do mercado. Ao fazer isto, ele estará incorporando esses títulos no seu balanço, os retirando do mercado, e inserindo dinheiro líquido.
Este dinheiro será utilizado para consumos e investimentos, o que faz com a economia se aqueça. Esta ação faz parte de uma política monetária expansionista.
Agora imagine que o Federal Reserve Bank passe a vender títulos. Ao fazer isto, ele está na prática retirando o dinheiro da economia e trocando este por títulos.
Ao fazer isto o FED está buscando reduzir a velocidade da economia, para conter uma possível recessão. Esta ação faz parte de uma política monetária contracionista.
Como a economia dos EUA é a maior do mundo, e o país é um grande exportador e importador, a aceleração ou a redução da força de sua economia impacta todo o mundo.
Taxa de juros
O FED utiliza a taxa de juros como uma importante ferramenta de política monetária para controlar a inflação e regular a economia norte-americana. Periodicamente, a instituição revisa as taxas de juros com base em transações financeiras realizadas durante um período, a fim de prever a necessidade de ajustes para manter a estabilidade da economia.
A atualização das taxas de juros tem impacto não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo, já que o dólar é utilizado como referência para previsões econômicas futuras. Taxas de juros mais estáveis podem resultar em melhor acesso ao crédito, aumento do consumo e controle da inflação e do desemprego.
Dessa forma, a atualização das taxas de juros pelo FED afeta todo o mercado financeiro. O objetivo é identificar quais eventos fiscais, financeiros, sociais, políticos e outros fatores externos afetam a economia, a fim de promover a estabilidade e o crescimento econômico sustentável.
O que é o FED?
O FED, ou Federal Reserve Board em inglês, é o banco central dos Estados Unidos. Essa instituição tem como principal responsabilidade gerenciar a economia americana e manter a estabilidade da moeda nacional, o dólar.
Como o FED influencia o Brasil?
Existem 3 formas principais com as quais o Federal Reserve Bank impacta toda a economia mundial, são elas:
Compra e venda de títulos
Taxa de juros
Taxa de desconto