Febraban: o que é e como funciona a Federação Brasileira de Bancos?
A Febraban é uma das mais importantes instituições financeiras do país, tendo uma grande importância para o funcionamento do setor bancário e do mercado financeiro em geral.
Desta forma, é válido conhecer a atuação do Febraban e quais os importantes papéis que essa instituição desempenha, além de suas certificações disponíveis.
O que é Febraban?
A Febraban é a Federação Brasileira de Bancos, que é a principal entidade representativa dos bancos brasileiros. Estima-se que existem aproximadamente 155 instituições financeiras em atividade no Brasil. Mais de 70% dessas instituições são associadas ao Febraban.
A Febraban é uma instituição de grande representação do setor bancário. Desta forma, essa associação traz uma grande robustez ao sistema bancário nacional, tendo uma grande importância para o seu funcionamento.
Através do site da Febraban, por exemplo, é possível consultar agência bancária pelo número, checando se há alguma irregularidade ou problema que possa prejudicar o correntista.
Ainda no site, é possível encontrar informações de extrema relevância, como:
- Estatísticas econômicas;
- Informativos de regulação bancária;
- Dias de feriados bancários;
- Dicas de segurança bancária.
Para que serve a Febraban?
Um dos principais objetivos da é representar o interesse do mercado bancário dentro de qualquer instância do poder público.
Assim, o trabalho da associação pode ser importante para a redução do risco atrelado aos bancos, assim como promover cada vez mais um maior acesso para a população aos serviços financeiros.
É importante destacar que o trabalho Febraban pode ser bom para os clientes de instituições financeiras.
Por exemplo, ajuda a evitar cobrança de taxas de juros abusivos ou outras práticas abusivas por parte dos bancos.
Portanto, pode-se dizer que o objetivo do Febraban é preservar os interesses dos bancos, mas também olhando para os correntistas e possíveis clientes das instituições financeiras, garantindo serviços de boa qualidade, justos e acessíveis.
Além disso, assim como outras grandes instituições do mercado financeiro e mercado de capitais, o Febraban tem por objetivo qualificar profissionais para atuar no setor bancário.
Quais são as certificações e cursos da Febraban?
Assim como outras grandes instituições do mercado financeiro e mercado de capitais, o Febraban tem por objetivo qualificar profissionais para atuar no setor bancário.
Dessa forma, é possível que os serviços prestados por profissionais deste setor seja o mais apropriado possível.
Portanto, com todas essas certificações, o objetivo é capacitar os profissionais em diversas funções, o que é muito importante para o bom funcionamento do setor bancário.
São várias as certificações da Febraban, divididas em quatro grupos:
- Correspondentes;
- Agronegócio;
- Suitability;
- Ouvidoria.
Correspondentes
Essa cerificação criada para atestar o grau de conhecimento dos profissionais que atuam como correspondentes. Existem alguns certificados como:
- FBB100;
- FBB110;
- FBB120;
- FBB130.
Agronegócio
Certificação criada para atestar o grau de conhecimento, que desempenham atividades relacionadas aos processos de crédito rural, Proagro ou outra atuação na área.
Existem alguns certificados do agronegócio como:
- FBB410 (Proagro);
- FBB420 (Crédito Rural).
Suitability
Certificação para profissionais de instituições financeiras para garantir que a oferta de produtos e serviços financeiros estejam alinhados com às necessidades, interesses e objetivos dos consumidores. A certificação tem o código FBB310.
Ouvidoria
Por fim, a certificação para profissionais que atuam na ouvidoria de instituições financeiras, em condição de liderá-las e de responder pelas atividades dessa área. A certificação de ouvidoria é FBB200.
Qual a importância da Febraban no sistema financeiro nacional?
A Febraban é importante pois visa adequar a normas do sistema financeiro para buscar desenvolver o mercado. Sendo assim, ela é a responsável por estimular o desenvolvimento desse setor.
Além disso, essa associação desenvolve e mantém canais de comunicação com os três poderes do governo federal, além de sindicatos, associações de classes e outros.
Ela também realiza estudos e pesquisas que visem o aperfeiçoamento do sistema financeiro, de forma a gerar melhores resultados para as instituições e para os consumidores.
Desse modo, seu papel na formação e qualificação de funcionários do setor bancário também é importantíssimo, pois tende a melhorar o nível desses profissionais.
Entretanto, engana-se quem acha que o papel da Febrapan é só normativo. Ela deve se encarregar de explicar ao público o funcionamento do sistema financeiro, bem como se manifestar em caso de interesse de opinião pública.
Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento da Febraban? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo!