O faturamento Vivo, uma empresa controlada pelo grupo telefônica, é um dos mais expressivos do setor.
Contando com todas as receitas da empresa, o faturamento Vivo costuma apresentar números robustos.
No ano de 2017, por exemplo, como destaque do balanço destacam-se os seguintes pontos:
- O Lucro Líquido de R$ 4.608,8 milhões
- JCP e Dividendos que somam R$ 4,608,5 milhões para o exercício, resultando em um Payout de 100,0% sobre o Lucro Líquido Ajustado
- O market share total atingiu 31,7% no 4T17, crescimento de 1,5%
Justificativas do faturamento Vivo
O faturamento Vivo vem sendo muito efetivo graças à capacidade da gestão de manter um elevado market share e ainda até expandir em seu setor.
Em 2017, por exemplo, a Companhia liderou a expansão da cobertura da rede 4G nos municípios brasileiros, adicionando 2.084 novas cidades.
Com bastante eficiência, a empresa tem conseguindo uma boa taxa de manutenção de seus clientes, acima de sua concorrência.
A empresa também conta com o benefício de possuir poucas concorrentes, que não oferecem um serviço altamente qualificado aos seus clientes.
Market Share da Vivo
Como vimos, um dos motivos para a Vivo manter um alto faturamento foi a capacidade da gestão de fazer com que a companhia mantivesse um elevado market share. Alavancando assim os resultados da Vivo.
É possível ver na imagem como a empresa é líder disparada em seu setor.
E mesmo com esta liderança a empresa continua crescendo seu market share, o que comprova ótima capacidade da gestão.
Controle de custos da Vivo
Outro fator que demonstra grande competência da empresa é o controle de custos.
Muitas empresas crescem suas receitas aumentando demais seus custos e despesas.
O resultado disso é uma diminuição das margens das empresas.
A Telefonica Brasil vem demonstrando grande competência no controle de custos da companhia, algo essencial para elevar a lucratividade e as margens da Vivo.
Como pode ser visto na imagem, a companhia vem inclusive reduzindo seus custos mesmo em períodos de inflação elevada, o que é um grande feito.
O feito se torna ainda mais notável levando em conta que a empresa conseguiu aumentar sua receita no mesmo período.
Dividendos da Vivo
A Telefonica atua em um setor madura onde a fase de grande expansão ja passou há algum tempo.
Hoje em dia quase todas as pessoas do país contam com linhas telefônicas.
Portanto, como característica de uma empresa madura, a Vivo distribui boa parte dos seus lucros aos acionistas.
A empresa ainda vê potencial de expansão de clientes, mas agora mais voltado a serviços digitais e ampliação de rede.
Como estes são investimentos que não exigem imensas quantidades de capital a aplicar, e a empresa é uma ótima geradora de caixa, a empresa pode distribuir quase todo o seu lucro aos acionistas e ainda ter margem para crescimento.
Este é uma característica comum apenas a empresas competentes e altamente rentáveis, e é um grande atrativo às ações da telefônica Brasil (VIVT4).
Conclusão sobre a Vivo
Não resta dúvidas que a Telefonica Brasil é uma excelente empresa.
Ela demonstra grande capacidade de gestão, liderança no setor, rentabilidade elevada e controle de custos afetivo.
No entanto, é importante lembrar que para um investimento em ações ser bem sucedido, além de comprar participação em uma boa companhia esta participação deve ser comprada a um bom preço.
Portanto, mesmo que o faturamento Vivo seja expressivo, é importante aguardar um bom momento para se associar à empresa. Assine a Suno e veja nossas recomendações de empresas altamente rentáveis e que negociam a bons preços!