Você já se deparou com algum produto ou loja Natura, certo?
O faturamento Natura é a linha do demonstrativo de resultados onde constam todas as vendas da empresa.
Como a empresa é uma gigante do setor de cosméticos, a receita da Natura costuma apresentar números bastante fortes.
A empresa ficou famosa pelos conhecidos consultores da Natura, responsáveis pelas vendas que contribuem diretamente para o faturamento Natura.
A empresa é uma multinacional brasileira do setor de cosméticos, higiene e beleza, fundada em 1969.
Com a marca Natura, além do Brasil, a marca possui negócios em:
- Argentina
- Chile
- Colômbia
- Estados Unidos
- França
- México
- Peru
Inclusive a companhia tem visto o mercado da América Latina como um bom local para expandir suas operações.
No mercado brasileiro, a Natura lidera a venda direta e está expandindo sua atuação no varejo, com lojas próprias e parcerias com redes de farmácias. Investindo também em uma crescente plataforma digital.
A natura tem cerca de 7 mil colaboradores, e seus produtos são vendidos por 1,8 milhão de consultoras.
Além disso, a empresa conta com fábricas próprias em Cajamar (SP) e Benevides (PA), além de produção terceirizada na Argentina, na Colômbia e no México.
A estrutura logística inclui um hub em Itupeva (SP) e nove centros de distribuição – o mais recente deles, inaugurado em 2016, na Argentina.
A presença internacional também engloba a marca de origem australiana Aesop, que no final de 2016 foi integralmente adquirida pela Natura.
Justificativas do Faturamento Natura
É possível ver pela imagem como a receita líquida, um importante indicador, vem aumentando ao longo do tempo.
No entanto, a empresa não vem tendo um grande desempenho no mercado.
Mas como é possível uma empresa aumentar sua receita e não ter um grande desempenho?
A resposta está na rentabilidade. Boa parte do ganho de receita alcançado pela Natura foi feito com uma grande perda de rentabilidade em seus produtos.
Margens e rentabilidade da Natura
Esta perda de rentabilidade fica visível na imagem acima, que demostra a margem EBITDA da companhia.
É notória a queda da margem EBITDA da empresa, um indicador importante para avaliar vantagens competitivas.
Além disso, a empresa deixou o ponto de uma de companhias mais rentáveis da bolsa, com ROE acima de 100% em 2004, para ter hoje este indicador abaixo dos 30%.
Todo estes fatores não poderiam deixar de afetar o desempenho da empresa, correto?
Certíssimo!
Na imagem abaixo é possível verificar como a empresa diminuiu muito o pagamento de dividendos e como o seu valor de mercado tem decaído.
Conclusão sobre o faturamento Natura
No entanto, a queda de rentabilidade e margens que a empresa apresenta já há algum tempo mostra que a companhia precisa se reinventar.
Portanto, o faturamento Natura é de difícil previsibilidade no longo prazo. É difícil saber principalmente se ele ocorrerá de forma rentável ou não. Assine a Suno e veja nossas análises de empresas altamente rentáveis e boas opções de investimento para o acionista de longo prazo!