Você já passou em frente à alguma Lojas Americanas, certo? Se além de passar em frente você fez compras no estabelecimento, você contribuiu para o faturamento Lojas Americanas.
O faturamento Lojas Americanas costuma apresentar números expressivos, como resultado da grande escala que a companhia possui no Brasil.
As Lojas Americanas possui uma estrutura múltipla e complementar de vendas.
Além da rede de lojas físicas a Companhia opera também com a B2W Digital para alcançar os seus clientes via internet, TV, televendas, catálogos e quiosques, que complementam a oferta de produtos nas lojas físicas.
A B2W Digital é líder na América Latina e tem como propósito conectar pessoas, negócios, produtos e serviços em uma plataforma digital.
A B2W possui marcas reconhecidas na internet, são elas:
- Americanas.com
- Submarino
- Shoptime
- SouBarato
A participação da Lojas Americanas na B2W Digital era de 62,02% em 31 de outubro de 2017.
As Lojas Americanas tem também um modelo Express para suas lojas físicas.
Este modelo apresenta um sortimento adequado às características e demandas dos locais e ao perfil do consumidor, que tem à mão produtos de conveniência no bairro onde mora ou perto do trabalho.
Este modelo comercializa até 15 mil itens selecionados de acordo com o perfil da loja, e o espaço de vendas conta em média com 400 metros quadrados, além disso a logística é de manter baixo o nível de estoque.
Justificativas do Faturamento Lojas Americanas
Como é possível ver pela imagem, a receita das Lojas Americanas apresentou crescimento satisfatório ao longo dos anos, assim como seu EBITDA.
Mas qual foi a causa deste crescimento?
Boa parte do crescimento do faturamento anual das Lojas Americanas se deu pelo aumento do número de lojas. A empresa vem empregando forte esforço em elevar o número de pontos no país nos últimos anos.
Inclusive dando prioridade às cidades nas quais as lojas da empresa ainda não estão presentes.
Em 2017, por exemplo, foi inaugurado o número recorde de 195 lojas, totalizando 1.306 lojas ao final deste ano, presentes em 522 cidades.
Durante o mesmo ano, a Companhia abriu a sua primeira unidade em 85 novas cidades, buscando oferecer produtos de baixo preço à população local.
Rentabilidade das Lojas Americanas
Se a Lojas Americanas tem se expandido de forma tão expressiva nos últimos anos, tanto em receita quanto em número de lojas, a empresa é um ótimo negócio, certo?
A resposta é não necessariamente. Apenas o crescimento não basta, é importante que este seja feito de forma rentável.
Dois ótimos indicadores de rentabilidade de um negócio são o ROE e o ROIC.
É visível nas imagens acima como os dois importantes indicadores vem decaindo nos últimos anos. Isto indica perda de rentabilidade da companhia, e não costuma ser um bom sinal.
Margens das Lojas Americanas
Outro fator importante de se analisar ao estudar qualquer empresa é sua margem de lucros.
As Lojas Americanas atua no setor de varejo, que é conhecido historicamente por apresentar margens muito baixas.
Isto não costuma ser um bom sinal ao investidor, pois indica fraca vantagem competitiva.
A empresa tem tido sucesso em manter suas margem EBIT estável entre 10% e 15%, mas este não é um indicador elevado.
E devido à grande concorrência do varejo, é difícil que esta margem se eleve de forma significativa.
Conclusão sobre o faturamento Lojas Americanas
Além disso, a empresa opera no cenário digital com marcas bem reconhecidas pela população.
No entanto, a companhia apresenta queda de seus indicadores de rentabilidade e atua em um setor com margens de lucratividade não muito elevadas. Portanto, o faturamento Lojas Americanas torna-se difícil de prever em um horizonte de tempo mais longo. Assine a Suno e veja nossas análises de empresas rentáveis e boas opções para o acionista de longo prazo!