O faturamento Localiza, empresa disparada a maior agência de aluguel de carros da América Latina, vem se tornando cada vez mais relevante.
Embora ainda tenha muitas empresas pequenas atuando neste setor, a Localiza detém um certo domínio, e vem levando o faturamento Localiza para altos patamares.
Quais são suas principais estratégias?
Podemos citar algumas.
A empresa usa o seu tamanho a seu favor, e assim apresenta muitas vantagens competitivas dentro do setor.
O grande volume de negócios proporciona para a empresa uma melhor negociação por melhores preços no mercado.
Além disso, por ter um rating melhor que seus concorrentes do setor, possui uma importante vantagem na captação de recursos para fazer seus investimentos.
Dessa forma, a receita da Localiza costuma apresentar números bastante expressivos. Se pegarmos o ano de 2017 a empresa apresentou:
- Receita Líquida de R$6,058 bilhões
- Ebitda de R$1,314 bilhão
- Lucro Líquido de R$0,563 bilhão
Justificativas do Faturamento Localiza
Pela imagem, podemos ver as receitas líquidas da companhia chegaram aos consideráveis R$6,058 bilhões.
Com destaque para ao acréscimo de R$1,619 bilhão no resultado de 2016 para 2017, o que representou um aumento de 35%.
Mas afinal, quais fatores contribuem para o faturamento Localiza?
Podemos destacar os principais:
- Aluguel de carros
Participação na receita: 79,8%
A Localiza trabalha com uma forte presença de sua marca.
A empresa aluga carros em agências localizadas nos aeroportos e fora deles.
Para ter uma noção, basta passar por qualquer um dos principais aeroportos brasileiros, e certamente avistará uma enorme agência com a marca Localiza estampada.
Desse modo, os aluguéis dos veículos são realizados por clientes pessoas jurídicas e pessoas físicas, em viagens de negócios ou lazer.
- Gestão de frotas
Participação na receita: 19,9%
Essa divisão do faturamento Localiza representa o aluguel de frotas de longo prazo para pessoas jurídicas.
Além do serviço de administração da manutenção quando o cliente opta pelo reembolso.
Assim sendo, o atendimento nesta divisão é mais personalizado para a necessidade dos clientes.
- Franchising
Participação na receita: 0,3%
A divisão de franchising é responsável pela gestão das franquias, concedendo o direito do uso da marca Localiza ao redor do país.
Depreciação da Localiza
Qual o maior custo de uma empresa que opera no setor de locação de veículos?
Sem dúvida a depreciação de seus ativos.
Se pegarmos os números de 2017, vemos que a depreciação se manteve estável na divisão de aluguel de carros.
Enquanto na divisão de gestão de frotas, a Localiza reduziu seu custo ao longo do tempo.
A depreciação considera a expectativa da companhia em relação ao preço futuro dos carros e custos relacionados à venda.
Portanto, uma queda na depreciação reflete a eficiência da empresa na compra e venda de carros e o aumento do preço médio de venda.
Endividamento da Localiza
A Localiza é uma empresa com constante necessidade de retenção de caixa para realizar seus investimentos.
O que de certa forma aumenta o seu risco no longo prazo.
Por isso, é necessário sempre estar atento ao endividamento da empresa.
Se tomarmos como base o índice de alavancagem Dívida Líquida/Ebitda, os investimentos realizados para o crescimento da frota contribuíram para o aumento da dívida líquida.
Embora esse investimento possa gerar EBITDA nos próximos trimestres, a empresa não foi capaz de manter sua alavancagem estável.
Conclusão sobre o faturamento da Localiza
No entanto, percebemos que a empresa está usando grandes quantidades de capital para financiar seu crescimento.
Portanto, daqui pra frente é preciso ficar de olho bem aberto quanto à geração de caixa desses novos investimentos.
Se olharmos apenas o faturamento Localiza e os lucros, e esquecermos do que de fato, entrou no caixa, o investidor poderá ter uma surpresa desagradável se essa conta precisar ser ajustada.