Você já ouviu falar na Cemig? A empresa é um dos maiores grupos de energia do Brasil e o faturamento Cemig costuma ser expressivo.
O faturamento Cemig, embora expressivo, não costuma ser sempre convertido em lucro de forma rentável.
A Cemig atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e soluções energéticas.
O Grupo Cemig é constituído por 200 empresas e 17 consórcios.
O grupo é controlado por uma holding, com ativos e negócios em vários estados do Brasil. Possui, também, investimentos em distribuição de gás natural e transmissão de dados.
A empresa é o maior grupo de distribuição de energia do País, com papel de destaque em Minas Gerais e Rio de Janeiro através da Cemig Distribuição S.A (Cemig D) e Light S.A. (Light), atendendo a mais de 10 milhões de consumidores.
A Cemig é uma empresa mista de capital aberto, controlado pelo Governo de Minas.
As ações da Empresa estão listadas no Bovespa, Nova Iorque e Madri (Latibex). Com mais de 120 mil investidores em mais de 40 países.
A Cemig é também uma das maiores geradoras do País. O parque gerador da Empresa é formado por cerca de 79 usinas hidrelétricas, 27 eólicas, 2 térmicas e 1 solar.
Assim totalizando 8,1 GW de capacidade instalada e 9,5 mil km de linhas de transmissão.
Embora o principal negócio da companhia consista na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, ela dedica-se também aos seguintes negócios:
- Distribuição de gás natural em Minas Gerais por meio da controlada consolidada Gasmig;
- Telecomunicações por meio da subsidiária consolidada Cemig Telecomunicações S.A.;
- Consultoria nacional e internacional de soluções em energia por intermédio da subsidiária Efficientia S.A.
Justificativas do Faturamento Cemig
A receita líquida da Cemig é bastante relevante. Isto é fruto da grande escala que a empresa tem no país, como pode ser observado na imagem.
Em 2016, por exemplo, a receita líquida da empresa foi de mais de R$ 18,00 Bilhões.
No entanto, é importantíssimo analisar outros fatores além da receita líquida.
Endividamento Cemig
A Cemig atua em um setor que demanda muito capital para investimentos.
Os investimentos são proporcionais ao tamanho que a empresa adquiriu, por isso, é importante prestar muita atenção à dívida da companhia.
É visível na imagem como a dívida líquida da empresa teve uma forte escalada desde 2013, e isto é terrível para o resutado financeiro da empresa.
O que por sua vez, acaba por influenciar no lucro da Cemig.
Lucro da Cemig
O lucro da Cemig fez o caminho inverso do seu endividamento.
Enquanto a dívida crescia, o lucro diminuiu de forma rápida. Isto fica evidente na imagem acima.
Esta queda de lucro veio acompanhada ainda por perdas de margens de lucratividade, e também com redução dos indicadores de rentabilidade.
Conclusão sobre o faturamento Cemig
Tendo em vista o controle acionário estatal, que indica que os acionistas minoritários não terão seus interesses bem representados na gestão da companhia, e ainda o elevado endividamento da companhia, a Cemig não se apresenta como a melhor alternativa para o acionista voltado para o longo prazo.
O histórico de resultados oscilantes da empresa serve como exemplo para ilustrar este ponto.
É possível perceber, portanto, que embora o faturamento Cemig seja expressivo a empresa apresenta notáveis dificuldades, como baixa rentabilidade e endividamento elevado. Assine a Suno e veja nossas análises de empresas altamente rentáveis e indicadas para o investidor de longo prazo!