Faturamento Carrefour: Descubra detalhes do balanço da empresa varejista
Você com certeza já se deparou com alguma loja do Carrefour, certo?
A empresa é uma das maiores redes varejistas do país e conta com lojas em todo o Brasil que constam em seu balanço patrimonial, portanto, o faturamento Carrefour costuma apresentar números expressivos.
Contando com lojas de diversos tipos o faturamento Carrefour é a linha onda constam todas as vendas da companhia.
Como a empresa possui grande escala, os números da receita do Carrefour costumam ser bastante fortes.
Em 2017, por exemplo, a empresa apresentou:
- Vendas brutas de R$ 54,2 Bilhões
- Ebitda ajustado de R$ 3,5 Bilhões
- Lucro líquido de R$ 1,6 Bilhões
Como se pode notar o Ebitda e o lucro do Carrefour, embora ainda expressivos, são muito reduzidos em relação à sua receita bruta.
Mas por que isto ocorre?
É o que veremos na conclusão do texto!
Justificativas do faturamento Carrefour
Como podemos ver as vendas brutas do Carrefour são expressivas e crescentes tanto na rede comum quanto na rede Atacadão da empresa.
Isso deve pela boa evolução da empresa em seus resultados, apresentado um forte ganho de escala.
A rede Atacadão, inclusive, vem se destacando na companhia e tem sido responsável por boa parte dos resultados da empresa.
Rede Atacadão do Carrefour
Esta rede consiste na venda de produtos alimentares sob a bandeira Atacadão para consumidores finais, revendedores e fornecedores do setor de serviços de alimentação que buscam preços baixos e grande volume de compras.
Esta rede apresenta a vantagem de ser de baixo custo para o Carrefour, mantendo uma estrutura enxuta e eficiente.
O seu crescimento tem sido acelerado e o faturamento já supera de longe as receitas da rede Carrefour tradicional.
O Atacadão é pioneiro neste setor no Brasil, e o maior atacadista de alimentos do país.
As 139 lojas de atacado de autosserviço estão localizadas em grandes e médios centros urbanos, e possuem uma área média de vendas de 6.400 metros quadros.
Além do Atacadão de autosserviço a empresa também opera 23 estabelecimentos de atacados, dedicados a suprir os pedidos os maiores clientes business-to-business por meio de serviços de entrega.
E-commerce Carrefour
Como forma de se adaptar às mudanças de hábito do consumidor o Carrefour lançou uma plataforma e-commerce.
É possível ver pela imagem que a plataforma ja apresenta um crescimento em sua utilização.
Ela oferece facilidade como compras para serem retiradas nas lojas ou para serem entregues à domicilio.
No site são vendidos uma grande variedade de produtos, de alimentos até eletrodomésticos.
Conclusão sobre o faturamento Carrefour
Apesar da receita do Carrefour apresentar bons números, vale destacar que a companhia atua no setor de varejo.
Este é um setor que, historicamente, opera com margens muito baixas por conta de uma concorrência bastante agressiva e acirrada.
É um setor muito difícil de qualquer empresa apresentar vantagens competitivas, um fator essencial para a rentabilidade de um negócio.
Dessa forma, muito por conta do seu desafiador setor de atuação, que demanda uma eficiência bastante alta de sua gestão, o faturamento Carrefour não apresenta alta previsibilidade de que será convertido em lucro de forma rentável no longo prazo.
Para uma maior compreensão do case e de suas nuances, sugerimos a leitura aprofundada de nosso relatório especial sobre a companhia, feito pouco antes de sua abertura de capital, e que disponibilizamos de maneira gratuita para nossos seguidores.
Assine a Suno e veja nossa análises de empresas altamente rentáveis e recomendadas para o investidor de longo prazo!