Factoring: Entenda o que é e como funciona esse tipo de operação
Para empreendedores que precisam de crédito, saber sobre factoring pode ser uma alternativa interessante. Considerando que o empreendedor não quer renunciar parte do seu negócio, nem ter burocracia e taxas de certos bancos.
Para isso o factoring pode ser utilizado por micro e pequenas empresas e virar uma solução para a necessidade de capital do pequeno e médio empreendedor em diversas situações.
O que é o factoring?
O factoring é um tipo de operação financeira que permite levantar recursos através da antecipação de dívidas, por meio da venda de direitos creditórios.
Em outras palavras, a empresa negocia seus recebimentos a prazo, de modo a se capitalizar no mercado. Esse tipo de prática também é chamada de fomento mercantil.
As empresas (Factor) não se constituem como instituições financeiras. Logo, elas não necessitam de qualquer tipo de autorização do Banco Central para seu funcionamento. As instituições que tem o objetivo de financiar os empreendimentos através do factoring são as agências de fomento.
Como funciona o factoring?
O factoring surgiu com o objetivo de proporcionar liquidez a empreendedores de pequeno e médio porte. Nesse sentido, a operação consiste basicamente em terceirizar o setor administrativo, o que envolve três diferentes partes:
- A que compra o crédito (Factor), também conhecido como agência de fomento;
- Aquele que cede seus recebimentos futuros (Aderente), também conhecido como fomentado;
- A que deu origem à dívida (devedor), também conhecido como sacado.
A formalização ocorre quando o Factor assina o contrato de factoring ou contrato de faturização com o aderente, onde estão registradas as condições gerais de negócio. Embora pareça um tipo de empréstimo, como já dito anteriormente, a Factor não é uma instituição financeira.
Sendo assim, essa operação não se configura como empréstimo. Além disso, a aderente cede como garantia seus recebimentos futuros e só antecipa os valores que já iriam cair na conta do negócio.
Suponha que um empreendedor sabe como desenvolver um produto a um preço competitivo para o mercado. Mas seus recebimentos são no médio e longo prazo. Para financiar a ideia, ele poderia procurar um sócio ou buscar financiamento em um banco.
Dessa forma, podemos dizer que a prática permite uma antecipação de receitas. Isso garante ao empreendedor maior poder de barganha nas negociações corporativas. Além disso, a empresa que realiza a compra de créditos (Factor), também presta outros serviços como: avaliação de crédito e realização de cobranças.
Como resultado, o valor recebido pela empresa é descontado por uma taxa de deságio. Isso inclui, além dos juros percebidos na operação, uma taxa referente ao risco de crédito. Por fim, há outro ponto que merece destaque.
Quais são os principais tipos de factoring?
Atualmente, existem 3 principais tipos de factoring. Cada um deles possui suas características próprias e que podem se encaixar a situações diferentes. Assim, pode-se definir cada um deles e suas particularidades.
Antes mesmo de explicar quais são essas categorias, existem também diversos exemplos de empresas factoring ou nome de empresa de fomento no Brasil que podem ser citadas, como:
- Sts Consulting (Santo André – SP);
- AC CONSULTORIA (Ribeirão Preto – SP);
- Overfactor Fomento Mercantil ltda (Rio de Janeiro – RJ);
- A Vallus (São Paulo – SP);
- AR Empresarial (Campinas – SP).
Convencional
O modelo Convencional é o mais comum, nele se compra os direitos creditórios de uma empresa. Em outras palavras, a Factor adquire a duplicata de uma venda a prazo, fornecendo o valor à vista. Esse tipo de operação também é conhecido por aqui como antecipação de recebíveis.
Maturity
O Maturity é o caso específico do modelo Maturity em que a Factor se torna responsável pela administração de contas da empresa, nesse caso, contas a receber e a pagar, a aderente aqui opta por terceirizar o setor administrativo.
Trustee
A modalidade Trustee é o modelo que inclui tanto o factoring Convencional quanto o Maturity. Na prática, as empresas de factoring ficam responsáveis pela administração de todas as contas a pagar e receber da empresa, ou seja, se torna a gestora financeira.
Quais as vantagens do factoring nas empresas?
Como toda e qualquer operação que envolve recebimento de capital, a operação de factoring possui seus pontos positivos e negativos. Desse modo, para que se possa tomar a escolha adequada, é importante entender o motivo pelo qual a empresa necessita se capitalizar.
As principais vantagens do factoring são:
- Possibilidade de manter as contas em dia e evitar juros abusivos;
- Transferência do risco de inadimplência;
- Maior disponibilidade para que outros temas relevantes da empresa estejam em foco.
No contexto que o factoring está sendo listado, ele pode trazer algumas vantagens. Neste caso, a operação pode ser bastante interessante;
Quais as desvantagens do factoring nas empresas?
Contudo, é importante ressaltar, que embora possua benefícios para o aderente, o mercado de factoring não pode ser visto como algo sem planejamento, principalmente para o pequeno empreendedor. Assim, as principais desvantagens do factoring que podem ocorrer são:
- A empresa não poderá contar com os recebíveis nos meses seguintes;
- Caso não seja realizado com um bom planejamento empresarial, eventuais desequilíbrios no fluxo de caixa podem então ocorrer;
- Risco de não aceitação ou cancelamento dos créditos empresariais.
Desse modo, ainda que seja uma alternativa interessante, ter esses cuidados na hora de aderir esse conceito nas empresas pode trazer ao pequeno e médio empresário para perto dos benefícios do factoring.
O que achou do conceito de factoring para empresas de pequeno e médio porte? Deixe nos comentários as eventuais dúvidas que surgiram ao longo desta leitura.